“ ...E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês estarem unidos em Cristo Jesus.” II Coríntios 8.7-15
Um coração agradecido, só tem, quem é capaz de, a partir da fé, entender que tudo o que consegue na vida é fruto da Graça e do amor de Deus. E, nem todos, conseguem se deixar envolver por essa afirmação. Hoje, com as muitas desculpas e arranjos que o ser humano faz para se afastar de uma relação com a Palavra de Deus e com a desculpa, do não tenho tempo, do tenho coisas mais importantes para fazer, de que a vida hoje é muito exigente, cada vez mais, a grandeza de Deus fica distante e fora de uma possível convivência.,
Assim, o ser humano não é mais capaz de perceber, além daquilo que faz parte de suas obrigações e que estão sob sua responsabilidade, levando-o a ter uma postura de omissão com os demais aspectos que envolvem a vida , com o semelhante e com a natureza. Nos parece que existe aí, um medo de olhar além para perceber o em torno, pois se isto acontecer, pode me desafiar para um envolvimento que eu não quero ter e não pretendo possibilitar. Neste sentido, permanecer como uma pessoa fria, que não reage, e responde àquilo que o mundo materialista impõe, que é baseado na produção e no consumo, apenas no ter e não no ser, é mais interessante e não traz desafios.
Por isso, é importante que a Palavra testemunhe, de forma imperativa, que o ser humano necessita perceber, de forma mais ampla, a sua existência e a sua contribuição no mundo. Saber que a sua vida não é um acontecimento isolado e que seu trabalho e realização não é algo apenas seu, mas que está em relação a alguém, ao semelhante. E, esta postura, só vai ter quem compreender a vida como dádiva, como presente de Deus.
Ter coração agradecido é compreender que tudo que sou e faço, é benção da bondosa misericórdia de Deus, que através do seu Espírito Santo sobre mim é derramada. Benção esta, que não tem limite, mas que é universal e transformadora. Sem o amor e a graça de Deus, a vida fica fria e sem sentido, perde o seu sabor.
Todo o que crê e segue o Evangelho de Cristo, é convidado a se colocar nesta postura de agradecimento, pois é o próprio Cristo que assim nos convida. Quem é capaz de dedicar sua vida em ações de graça, este também é capaz de entender que o projeto de Deus ultrapassa o seu mundo e a sua capacidade. É capaz de, em humildade, reconhecer limites e olhar para o céu, abrindo suas mãos para que, a cada dia, o Senhor sobre elas derrame suas dádivas e bênçãos.
Que nosso olhar se volte para o céu, que nossas mãos se estendam para o alto, para louvarmos ao bom Deus por todas coisas que Ele concede a humanidade. Que possamos permitir que o Espírito de gratidão venha e, em nosso coração, faça morada. Sejamos humildes e agradecidos, pois o amor de Cristo está em nós e quer nos envolver. E jamais, deixemos a esperança morrer em nós. Paz com todos .
P. Varno Senger