Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

Prestando atenção aos sinais - Culto 29/11/2020 Paróquia Bom Samaritano Ipanema Rio de Janeiro

Culto on-line 1º Domingo de Advento

28/11/2020

Almiro Wilbert leitura do Evangelho
Coral Bom Samaritano no 1o Domingo de Advento
Pastor José Kowalska acendendo a coroa
Filmagens para o culto
1 | 1
Ampliar

 

É Advento! Celebramos hoje um novo começo, um novo ano na Igreja. Relembramos o nascimento de Cristo enquanto nos preparamos para sua segunda vinda.

A pregação baseada em Marcos 13.24-37
   Ainda que não faça com muita frequência, eu gosto, e muito, de fazer bolo. Eu gosto de ver como uma mistura de ingredientes termina sendo um apetitoso alimento. Mas, não é só misturar e colocar na forma. Isso é a primeira parte. A segunda e talvez a que mais importa é quando está no forno assando. Usar o forno na temperatura certa e pelo tempo certo. Mas, nem sempre o tempo é o mesmo. As características dos ingredientes trocam sutilmente e o que antes estava pronto em 30 minutos precisa mais ou menos tempo. Como saber quando o bolo está pronto? Simples, eu uso um palito de madeira para ver se a massa está bem cozida. Eu espeto o bolo e se saí com massa grudada é que ainda não está bom. Mas, se espeto sai limpinho. Aí sim desligo o forno e é só esperar o bolo esfriar para deleitar-se.

   Mas, vocês estão pensando: por que o pastor fala de bolo? Será o culto virou um canal de cozinha? Não se preocupem, eu vou falar do Evangelho de hoje. O caso do bolo é mais um exemplo sobre reconhecer os sinais dos tempos. Saber observar e entender o que está acontecendo ou virá acontecer não é uma ciência para poucas pessoas seletas. Em verdade, Jesus ao falar do caso da figueira é outra forma de dizer que o bolo está pronto e que não precisa mais de fogo. É demonstrar às pessoas que o momento está chegando. O capítulo 13 de Marcos é considerado um apocalipse, porque justamente fala do fim dos tempos. Talvez vez não de forma tão dramática como o livro de Apocalipse, mas aqui nos encontramos indicações de que as coisas não ficarão como estão quando Jesus volte em glória.

   Muitas pessoas se assustam com a apocalíptica. Pois suas imagens são terríveis, geralmente inclui o fogo. E o fogo, em verdade, pode provocar muita destruição como nós vemos nos incêndios na Amazônia ou no Pantanal. Mas, o fogo também tem sido o instrumento que nos permitiu evoluir como seres humanos e cozinhar nossos alimentos, derreter metais e produzir nossa vida moderna. O fogo também é útil para fazer bolo. Mas, deve ser usado com cuidado.

   E falando em bolo, eu quase sempre coloco um alarme para me ajudar a lembrar do tempo que o bolo precisa estar no forno. Não posso perder o momento de iniciar o teste do palito. Se dormir no ponto, o bolo ficará queimado e ninguém gosta de um bolo de esse jeito. Assim também em nossa vida, Jesus nos alerta a não dormir no ponto. Ao contrário, ficar vigilantes, preparando-nos observando os sinais. Nos preparando não somente para o Natal, que este ano vai ser totalmente diferente, mas para a segunda vinda de nosso Senhor. Que Jesus nos encontre em prontidão, talvez desfrutando de um gostoso bolo. Amém.

Culto com participação de Eder Targino (órgão), Lélia Brazil (flauta), Coral Bom Samaritano, Almiro Wilbert (leitura) e Pastor José Kowalska.

Inclui o vídeo do Tema do Ano 2021 da IECLB.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br