Estamos acostumados/as a montar os presépios em ambientes internos, abaixo o pinheiro de Natal ou até em exposição internas, nos salões e templos. Lembrando que Jesus nasceu numa estrebaria, decidimos fazer algo diferente neste Advento. Montamos um presépio ao ar livre, valorizando o cuidado dos membros com o jardim da comunidade onde se encontra uma cruz de ferro iluminada, que estava na cúpula do templo da comunidade de São Francisco do Sul, a qual foi atingida por um raio em setembro de 2014 (http://www.luteranos.com.br/conteudo/torre-da-igreja-de-sao-francisco-do-sul-e-atingida-por-raio).
O presépio é feito e biscuit por uma artesã da cidade e comunidade. Colocado aos pés da cruz que durante a noite fica iluminada, simboliza o caminho de Jesus Cristo, do nascimento humilde, vide de amor e doação, culminando na cruz, que iluminada, representa a esperança e alegria da ressurreição. A luz, sempre vence as trevas.... esta é mensagem que queremos vivenciar e anunciar neste advento e Natal.
A humildade de Jesus nascido na estrebaria em Belém está representada nos enfeites/decoração do pinheiro de natal, todos confeccionadas de maneira artesanal pelas mulheres da OASE Adele. Também a lembrança que cada família recebeu na Noite de Advento, de celebração e apresentações natalinas, um anjo, é artesanal. As crianças do culto infantil confeccionaram biscoitos natalinos que foram entregues em potes de conservas, decorados artesanalmente pelas orientadoras do culto infantil.
Valorizando os dons partilhados de cada pessoa, a vontade de servir e de viver em comunidade, desejamos um abençoado Natal a quem Deus quer bem!
Procurem o sinal de Deus no mundo na dor e na miséria,
na pobreza e na privação!
Procurem o sinal no humilhado e no pequeno,
no grito de socorro e no sofrimento!
E lá vocês encontrarão Deus ao seu lado;
Deus entre, sobre, atrás e diante de vocês.
O sinal disso é a criança enrolada em panos,
deitada na manjedoura.
(Cristoph Warnke)