Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

Onde Jesus está no Advento?

Meditação

07/12/2009

“Então Maria deu à luz ao seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.” (Lucas 2.7)

Baseado nas palavras dos Evangelhos a iconografia ao longo dos séculos tem romantizado a imagem da família de Jesus em torno da manjedoura. Como a vida imita a arte, muitas vezes não vamos muito além disto: deixamos Jesus na manjedoura. Nesse tempo de advento, mais do que em outros meses, a criança, Deus, volta para a manjedoura... Onde Jesus está? Onde está Jesus neste tempo especial de Advento? Seria melhor perguntar, onde nós o colocamos? Ou melhor, onde nós o deixamos? Fiz esta pergunta para a comunidade e ela respondeu: na manjedoura. De fato, Jesus está na manjedoura. No chão. Deitado. Deixado! Chorando. Costumamos colocar Jesus num lugar onde não incomoda. Pois, enquanto escrevo esta mensagem, ouvimos falar dos alagamentos em SP, do choque de ordem no RJ, do Governador Arruda no Distrito Federal, nos EUA que enviarão mais 30.000 soldados ao Afeganistão nos próximos seis meses. Enquanto tudo isso ocorre, Jesus está deitado e esquecido num coxo onde os animais comem. Assim a arte e os poderes de morte têm pintado o agir de Deus e a inocência de Jesus. Afinal, onde Jesus está no Advento?

Na imagem deste texto nós temos uma linda pintura de Edite Straube. Um lindo presente produzido pelas suas próprias mãos e doado à comunidade de Guarulhos. Diríamos uma obra que saiu do coração. Onde está Jesus? Olhem! Sob a paz do ambiente e o olhar cuidadoso de José, Jesus está no colo de sua mãe. Esquecemos muitas vezes desta cena: antes de Jesus ser deitado na manjedoura ele esteve no aconchego do colo e dos braços de Maria. No silêncio das Escrituras ele esteve também no aconchego do colo e braços de seu pai. Somente depois de muitas carícias, Maria o colocou na manjedoura para dormir em paz celestial, como diz o hino Noite Feliz.

Às vezes, penso que Ele não esteja dormindo na manjedoura, mas esteja esperando que nós o peguemos e o levemos em nosso coração. Este é o desafio para cada pessoa neste Natal. Tirá-lo do chão, do coxo, da manjedoura e trazê-lo próximo ao coração. Cientes que o menino no colo de Maria é o mesmo que na sexta feira santa é crucificado. Ele dá a sua vida em resgate da humanidade. Ainda podemos ouvir suas palavras ao seu discípulo Tomé: “toque nas minhas feridas”. Quem não quer tocar nas feridas de Jesus nos dias de hoje também não é digno de abraçá-lo. Certamente, Jesus iria chorar se nossas mãos estivessem sujas de corrupção ou manchadas de sangue, se nosso coração estivesse cheio de ódio ou malícia, se na nossa vida não houvesse espaço para a paz com Deus e amor entre as pessoas.

Amigo leitor, Advento chama-nos à manjedoura. Não somente para contemplá-la, mas, sobretudo, para acolher Jesus com fé, pureza e devoção. “... preparai o coração com fé, pureza, devoção! Assim o Rei a vós virá, que vida e salvação dará. Louvado seja Deus, que guia os passos meus!” Amém.

P. Edilson Tetzner, Pastor da IECLB em Guarulhos/SP


Autor(a): Edilson Tetzner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7404

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br