Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

O que você vai fazer neste Natal?

Meditação

24/12/2007


 

Natal é o tempo mais festejado do ano. Cristãos e não cristãos festejam e cada qual o faz de acordo com sua fé ou tradição.

Mas as luzes do mundo na época natalina ofuscam os olhos de quase todos. E nós sabemos que Natal é mais do que apenas luzes, presentes, compras, comida, chocolates, festa ...

Duas mulheres muito bem vestidas almoçavam juntas num restaurante muito exclusivo. Um amiga das duas viu-as, dirigiu-se a mesa delas para cumprimentar e perguntou:

-“É um almoço especial?

E uma das mulheres disse: -“Estamos festejando o aniversário do meu filho. Ele faz hoje 2 anos de idade”.

- A amiga pergunta:- “Mas onde está o aniversariante?”

A mãe da criança responde: - “Oh, deixei-o na casa de minha mãe. Ela cuidará dele até a festa acabar. Não poderíamos nos divertir se ele estivesse por perto.”

Que estranho! Uma comemoração de aniversário de uma criança que não era bem vinda à sua própria festa.

Comparando este fato com a festa de natal, vocês verão que nada será mais insensato do que passar a época de Natal, com todas as suas festividades, sem lembrar daquele que deve ser honrado. Mas esta é a maneira de muitas pessoas celebrarem o natal, sem Cristo. Tem de tudo, mas o aniversariante é esquecido. Que natal estranho.

As lojas, as propagandas querem nos convencer que nosso natal só será mais feliz se comprarmos ou recebermos isto ou aquilo. Sem este presente, o natal será sem graça.

O mundo quer transformar o nascimento de Cristo numa mercadoria, mas ele não pode ser comercializado.

O natal de Jesus, no entanto, aconteceu sem todas essas coisas que pensamos ser indispensáveis, sem as quais parece ser impossível ser feliz.

É claro, que nas confraternizações familiares, nos desejos verdadeiros de Feliz Natal, na troca de presentes, o amor ensinado e vivido por Jesus pode e é experimentado. Sempre é experimentado no relacionamento humano. Mas não podemos esquecer do Cristo que nasceu por nós e para nós. O Emanuel, o Deus conosco, já chegou. Prepare seu coração, Deus quer morar nele.

O nascimento de Jesus deu novo significado ao nome Emanuel.

O que foi profecia no AT, é realidade no NT.

Nós podemos nos alegrar porque Ele viveu entre nós, morreu por nós e enviou Seu Espírito para habitar em nós.

Sabemos mais, que o nascimento de Cristo é a demonstração máxima do amor de Deus por seu povo. Esse amor destrói barreiras, dá nova vida a corações endurecidos e nos chama para uma vida mais solidária no sentido bíblico. Não se esqueça do Senhor Jesus. Dê-lhe a honra que Ele merece. Deus veio morar conosco para que nós pudéssemos viver com Ele.

“Deus se tornou ser humano e morou entre nós. Vimos a sua glória, cheia de amor e de verdade.” ( Jo.1.14)

 

Natal 2007 - Rubens Horst, Pastor na Comunidade de Campinas/SP


Autor(a): Rubens Horst
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8347

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br