Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

O jumentinho no Natal...

24/12/2018

Quando visitei a Serra do Rio do Rastro perguntei-me: Afinal, como chegaram à conclusão de que esse era o melhor caminho para subir o serra? Reza a lenda que, em lugares de difícil acesso, os pioneiros soltavam um burro, seguindo seu rastro descobriam o jeito “mais acessível” de chegar ao planalto. Hoje, chamar alguém de burro é ofensa. É puxar briga... Se chamar de jumento, fica pior. Deprecia-se tanto a pessoa, quanto o animal. O profeta Zacarias fez questão de relacionar a chegada do Messias montado num jumentinho (9.9). Não citou o vigoroso cavalo ou camelo. Deve haver uma explicação para tal... Aliás, o jumento não aparece somente nos derradeiros dias de Jesus. Ele já foi escolhido no princípio para carregar a grávida Maria na ida à Belém e depois ao Egito. Possivelmente, de primeira mão, ele estava assistindo na estrebaria o nascimento do Rei Menino. Quem mais teve tal privilégio? A suposta má fama do animal se transforma em exemplo de força, persistência em busca do alvo e serviço. É uma honra servir ao Mestre. É uma honra participar do Primeiro Natal. Olhe com carinho ao jumento. Não despreze seu valor. Sirva a Jesus com alegria e humildade. Mesmo que “outros” não vejam seu real valor, Deus te ama. Ele te escolheu.


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Antigo / Livro: Zacarias / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 50616

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br