Natal
Superação da Intolerância
Natal! Desejamos tê-lo muito em nosso lar: presentes, ceia, abraços, família reunida. Esta data faz sonhar, relembrar nossa infância, inclusive. Natal emociona. Como celebrá-lo, agora, se este fato tão emocionante tem a ver comigo e também com aquele outro que foi entrementes deletado de nosso relacionamento. E agora, o Natal chegou. Este outro que foi descartado do nosso convívio, também celebra esta data, vai desejar Feliz Natal, canta hinos emocionantes que fala do amor de Jesus Cristo. Nós e os outros, estamos irmanados num mesmo sentimento, mas divididos, marcados pela intolerância. Mesmo assim, continuamos a pensar: ora só, como este meu “amigo” pode pensar assim, defender este e não aquele. Que absurdo! Ele precisa ser “dos nossos”. Logo, a intolerância será parte de um cardápio muito indigesto da ceia natalina.
Diz o anjo: Não tenham medo. Trago boa notícia para vocês, e ela será de grande alegria também para todo o povo. Jesus, o salvador de vocês todos(as) nasceu! (Lucas 2.10) Deus vem superar uma distância muito grande, entre céu e a terra. Por isso, a essência do Natal é aproximação, diálogo. A intolerância e o nosso medo são vencidos porque há aproximação. Logo, o que vai mudar em nossas relações, não está em nosso poder, mas está no fato de acolher, crer que Deus vem se encontrar conosco. Deus faz de Jesus uma ponte, que supera distanciamentos criados em nosso meio. A intolerância, que gera divisões é vencida, não porque desejo mudar o outro, nem este a mim mesmo. A superação deste distanciamento está em olhar para Jesus, para sua manjedoura e, ver que Deus se faz gente, se fez ponte para se encontrar comigo e com o outro. Mesmo que a nossa razão teima dizer: que loucura este Deus. Tudo por nós, tudo pelo outro, tudo para a nossa salvação. Através deste amor, posso agora construir uma ponte que me leva também para o outro, abraça-lo e convida-lo: Vem sentar à mesa conosco neste natal, porque Jesus já está aguardando a nossa presença. A manjedoura será agora o nosso lar porque nela Jesus também nasceu através da nossa aproximação uns com os outros. Natal de Jesus é ponte de superação e do encontro que nos faz celebrar a vida. A intolerância perdeu para o Natal. Prevaleceu o encontro de Deus conosco. Esta superação do distanciamento, medo, fortalece a fé que se revela em atitudes, construir pontes em meio as nossas divisões.
Jesus Cristo veio para os judeus e não judeus, Zelotes e Saduceus, homens e mulheres, crianças e idosos, para todos os partidos e religiões que criamos. Nós e os outros somos alvos do amor de Deus. Todos estão na agenda de Deus, são convidados para a grande ceia do Natal de Jesus. Ninguém ficará de fora, nem Judas e nem Pedro. Nem eu, nem o outro.
Natal chegou, façamos pontes que possam nos aproximar para celebrar a presença do Reino de Deus, já agora!
P Werner Kiefer