Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

Mensagem da Presidência - Natal 2015

25/12/2015

Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil! Irmãos e irmãs em Cristo!

Deus se comunica com a humanidade. Deus se comunica com a gente! Ele se aproxima das suas criaturas, solidariza-se de uma forma singular onde há fragilidade e precariedade. Essa comunicação e essa presença de Deus são lembradas todos os anos por ocasião do Natal, conforme escreveu o evangelista João, no capítulo 1, versículo 14: A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade.

Em 2015, o Tema da IECLB nos deu a oportunidade para compreender melhor como Deus se comunica com a sua gente. Refiro-me à pergunta de Jesus aos discípulos no caminho de Emaús: Sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? Vimos o quanto essa forma de aproximação e interação entre pessoas pode tornar-se comunicação que alcança o coração da gente. É comunicação que toca o âmago das nossas dores, dos nossos medos, das nossas alegrias e das nossas esperanças.

Deus arma a sua tenda entre nós na pessoa de Jesus. Sim, em Jesus menino, Deus vem morar entre nós. No menino nascido em Belém, Deus lança luz nas trevas do medo e da insegurança. Com a sua encarnação, Deus se faz companhia fiel. Ele acompanha as pessoas nos caminhos da existência.

Em 2016, o Tema da IECLB reafirmará e convidará: Pela graça de Deus, livres para cuidar. O Tema de 2016 reafirmará a ação diária de Deus em nosso favor, por sua graça! O Tema nos convida para, com base nos critérios da ética, cuidar da gente e do mundo que Deus ama: Buscai o bem e não o mal (Amós 5.14a), diz o Lema do Ano.

Natal é a Boa Notícia da presença de Deus entre nós! Deus entra em nossa realidade e interage com homens, mulheres, jovens, crianças, com toda a sua Criação. A compaixão de Deus promove esperança, abre espaço para novas relações humanas. A sua presença gera inconformidade com o mal em todas as suas formas de manifestação: seja com o desastre ambiental ocorrido em Mariana, seja com os desmandos políticos que, hoje, no Brasil, nos envergonham e sacrificam o povo.

Natal lembra e confirma o abraço de Deus nas diferentes situações e condições de vida de cada pessoa. Natal é luz em meio às trevas. Natal permite vislumbrar novos horizontes! Natal aponta para o amor e a misericórdia de Deus para conosco. Natal é Deus-Emanuel, Deus conosco!

Neste Natal, desejo que em sua vida pessoal, em sua família, em sua comunidade, entre a gente, entre povos e nações, o gesto amoroso do Deus revelado no menino nascido na manjedoura de Belém seja acolhido e celebrado de forma renovada!

Natal: de novo! É renovo! É esperança, pois é Deus-conosco! Feliz Natal!
 São os votos da Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Pastor Nestor Friedrich
 Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br