“Advento é tempo de preparação,
de abrir caminhos para o Deus criança.
É estar disposto a ajudar um irmão
e a irmã encher de esperança. [...]
Advento é tempo de transformação,
mudar caminhos para um mundo novo [...]”
Edson Ponick
Como podemos nos preparar para o Advento e o Natal em tempos de pandemia?
Algumas coisas serão diferentes, mas a expectativa permanece. Mesmo nestas condições podemos festejar o Natal com harmonia e solidariedade. Afinal, o primeiro Natal, em Belém, também ocorreu em condições muito difíceis - assim como outros natais na história. Tomando todas as medidas de segurança necessárias, celebramos a confiança e a esperança neste tempo.
Cada Advento revela um cenário no qual tudo brota de novo, sem espetáculos extravagantes. O advento também nos move a transformar. Para isso, é preciso ser flexível, olhar, escutar, sentir, tocar, saborear tudo como se fosse a primeira vez.
Como Igreja, tivemos que mudar e percebemos que ações presenciais e virtuais são possíveis. A proposta do subsídio “Juventudes vivendo o Natal” traz, nesta terceira edição, sugestões de encontros e ações para este tempo de cuidados por causa da Covid-19.
Que neste tempo possamos contagiar outras pessoas, grupos e a comunidade com ações de esperança. Somos Igreja em movimento, que não se fecha em si mesma, mas se propõe, permanentemente, a propagar sinais do Reino de Deus e a transformar realidades.
Abençoado Advento e Natal a todos e a todas. Sigamos na esperança de que a estrela guia ilumina o nosso caminho, por mais sombrio que se apresente.
Diácona Simone Engel Voigt
Coordenadora do Trabalho
com Jovens e Programas de Intercâmbio
Catequista Maria Dirlane Witt
Coordenadora de Educação Cristã
Catequista Daniela Hack
Coordenadora de Educação Cristã