Há um menino, há um moleque. Morando sempre no meu coração. Toda vez que o adulto balança Ele vem pra me dar a mão...
(Bola de meia, bola de gude – Milton Nascimento)
Lindas canções de nossos hinários e de vários lugares embalaram a iluminada noite com culto de Natal, 24 de dezembro,em que Deus é Criança e Criança é Deus. E as crianças dançaram, brincaram e nos mostraram, na Noite de Natal, que Deus é realmente Todo-Amoroso ao assumir o corpo de uma criança, um menino, deitado numa manjedoura, tão frágil e necessitado de tudo!
Com alegria e muita emoção, as queridas Elicleide Pereira da Silva, Cristiane Rodrigues Silva e Rita de Cássia Melém da Silva tornaram-se luteranas, através da Profissão de Fé. Elas emocionaram nossa comunidade ao afirmar sua fé em Jesus Cristo que as acolhe e ama através da vida em comunidade encontrada na Paróquia Ev. de Confissão Luterana em Belém. Elicleide, nossa Gabi, é dançarina do Iaçá e participa da comunidade há muitos anos. Rita e Cris, educadoras, poeta e musicista, há um ano estão profundamente conectadas a nossa circularidade de fé. Cris, no momento da profissão de fé, apresentou sua nova canção inspirada numa oração de Martin Lutero, cantando a inclusão e a unidade nas palavras de nosso reformador. Uma noite de muita alegria e cuidado com a vida! As crianças, todas, de várias idades, promoveram uma verdadeira festa no momento da descida da árvore de natal, cheia de crianças em bonequinhos pintados no advento, e biscoitos deliciosos feitos com a receita de nossa intercambista Ulrike Burhmann.
Também fizemos a memória de quem partiu e quem sofre, orando e cantandor o Kyrie em solidariedade ao Assentamento Mártires de Abril, à amiga e irmã Téo, que teve seu marido, seu amor, arrancado pela violência da bala, levando a vida de Mamede Gomes de Oliveira, Mestre Mamede, liderança do MST, amigo da agroecologia. O assassinato de Mamede continua sem resposta. No dia do crime o camponês acabava de retornar de uma área onde estava trabalhando, localizada nos fundos de seu lote, quando, alertado por seu cão, percebeu que um desconhecido estava se dirigindo para o local onde ele estava anteriormente. Ainda interpelou o estranho, que não deu muita atenção e continuou seguindo caminho. Mamede então resolveu averiguar o que estava ocorrendo, momento em que foi alvejado com dois tiros no peito, disparados a partir de um revolver calibre 38. Denuncia anônima indicou que 03 homens chegaram a casa onde foi preso Luiz Henrique Pinheiro, um dos indiciados como autor do assassinato. Luiz Henrique até o momento se recusa a falar sobre o ocorrido, os nomes dos envolvidos ou suas motivações. Com ele foi encontrado o revolver calibre 38, com duas cápsulas deflagradas, roupas sujas de sangue e uma mala já pronta para viagem. Quando a polícia chegou ao local os outros 02 homens já haviam desaparecido.
A manhã do dia de Natal, 25 de dezembro, foi de despedida, no sepultamento, momento em que ele retornou à terra, plantado no ventre de Deus. Lá estivemos, em partilha, esperança e compromisso. É natal, todos os dias, e assim continuamos como profetas e profetizas no deserto, nos desertos contemporâneos, clamando por justiça, inclusão e o fim da impunidade. E a Criança-Deus abraça nossas dores e nos faz sorrir de novo.