Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

Crianças encenam o nascimento de Jesus em presépio vivo

26/12/2013

1
2
3
1 | 1
Ampliar

O Culto de Natal da Comunidade de Portão (RS) contou, mais uma vez, com a participação especial das crianças do Culto Infantil e a equipe de orientadoras/es. A cada ano, a história do nascimento de Jesus é contada através da encenação de um presépio vivo, que vai sendo montado na medida em que a ação se desenrola. Tudo acontece a partir da visão de personagens diferentes do presépio. Este ano, foi o pastor de ovelhas que relatou ao filho Jeremias sua versão, enquanto ensinava o seu ofício. Ele conta a Jeremias como presenciou o anúncio do nascimento de Jesus e visitou o bebê na estrebaria. O pastor relata ao filho essa linda história que aconteceu numa noite calma em Belém, ao brilho de pequenas estrelas, quando pastores cuidavam de suas ovelhas.

“Temos um grupo muito bacana, cujos integrantes vão dos 14 aos 59 anos”, contou a professora Denize Pinto. “Preparamos tudo com muito carinho, e tivemos ajuda do nosso grupo de canto e do pastor, que elaborou a liturgia a partir do presépio vivo.”

A comunidade presente participou da encenação, através das músicas e da presença de alguns personagens (as ovelhas) em bancos do templo.

Conheça, abaixo, a história.


O nascimento de Jesus

“Chegamos a mais uma noite de Natal, para lembrar que o Natal é uma história de amor e de humildade. Deus estava louco de paixão pela humanidade, quando olhou para este mundo e disse: ‘Vou visitá-lo!’ E veio! E, como os apaixonados cometem loucuras, fez-se carne e habitou entre nós de forma simples, humilde e cheia de amor.

Nasceu em Belém, numa modesta estrebaria, para anunciar a louca paixão de Deus por todos nós! E os primeiros que ficaram sabendo do nascimento, avisados por anjos, foram simples pastores de ovelhas. Neste mundo com apelos comerciais e materialistas cada vez mais fortes, a simplicidade do nascimento do filho de Deus, ao mesmo tempo cercada da grandiosidade dos feitos divinos, nos desafia a rever nossos valores. Desafia-nos a buscar a felicidade naquilo que realmente importa que são os valores humanos pregados por esse menino que hoje renasce em nossos corações.

Por isso, o Culto Infantil, está aqui, hoje, recontando mais uma vez essa história, agora sob o ponto de vista de um dos pastores que soube do nascimento de Jesus.

As crianças cantam Na noite calma em Belém.

Sejam todas e todos bem vindos à nossa celebração de Natal! É com alegria que aqui nos encontramos e junto com as nossas crianças, queremos nos reunir como comunidade para este programa que foi preparado com carinho para todos vocês.

Crianças cantam: Na noite calma em Belém e saem do altar.
Personagens: Jeremias, o pastor e as ovelhas. Pastor entra com seu filho pelo corredor, batendo seu cajado no chão e chamando suas ovelhas pelo nome.

PASTOR: Branquinha, cadê você? Bolinha, venha cá! Onde estará a Floquinho?
OVELHAS: Béeee... (faz uma das ovelhas, que está num dos bancos da igreja)
JEREMIAS: Pai, lá estão elas! Eu busco! – O filho busca as ovelhas e ambos se colocam ao fundo do altar.
PASTOR: Depois desse dia quente, vocês estão com sede? (Pastor se dirige às ovelhas). O Jeremias dará água para vocês! (Filho coloca balde com água para as ovelhas).
JEREMIAS: - Nossa, elas precisavam mesmo de água.
PASTOR: - É, meu filho, esse cuidado com as ovelhas é muito importante, pois somos os responsáveis pela vida delas.
JEREMIAS: - Não é tanto assim, né pai?
PASTOR: - É sim, meu filho! Sabe, nossa profissão é tão importante que quando eu estava aprendendo a ser pastor com seu avô, nós presenciamos uma cena muito especial...
JEREMIAS: - Como assim?
PASTOR: - Vou contar como tudo aconteceu. Havia dois jovens chamados José e Maria, que moravam em Nazaré da Galileia, eles, assim como todas as outras pessoas, foram chamados a recensear-se nas cidades onde nasceram. Por isso, José e Maria, que estava grávida, foram até Belém.
JEREMIAS: - Pai, não estou entendendo o que essa história tem a ver com nossa profissão.
PASTOR: - Calma, meu filho. Deixe-me continuar... Como todas as pessoas precisaram fazer essa viagem, quando José e Maria chegaram lá, não havia mais lugar para eles na hospedaria.
JEREMIAS: - Mas e o que aconteceu com ela, que estava grávida?
PASTOR: - Pois é, meu filho, chegou o tempo de Maria dar à luz e José procurou um lugar para que eles pudessem se abrigar. O único lugar que ele encontrou, foi uma estrebaria, junto aos animais. –

ENTRAM OS ANIMAIS NA ESTREBARIA. DEPOIS ENTRAM JOSÉ E MARIA COM O BURRINHO.(Música)

JEREMIAS: - Mas ela teve o filho ali, junto com os bichos?
PASTOR: - Sim, ela teve seu bebê ali. (ANJO ENTRA COM O BEBÊ) (Música) E sabe o que é o mais interessante dessa história? Logo após o nascimento dessa criança, o céu ficou iluminado e anjos cantaram uma linda canção. (DEMAIS ANJOS ENTRAM)(Música).
JEREMAIS: Anjos? Mas então esse bebê era especial?
PASTOR: Sim, meu filho, esse bebê já havia sido prometido por Deus muitos anos antes, esse bebê que nasceu era Jesus, o Filho de Deus, tanto é que o profeta Isaías já havia anunciado “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre seus ombros; e o seu nome será: MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE e PRÍNCIPE DA PAZ”
JEREMIAS: Pai, mas eu ainda não entendi, onde é que os pastores entram nesta história?
PASTOR: Exatamente agora! Estávamos no campo cuidando de nossas ovelhas quando os anjos apareceram para nós, os pastores, e nos convidaram a visitar aquele menino que acabara de nascer! Nós ficamos muito assustados, mas os anjos disseram “Não tenham medo, Eu trago a vocês uma notícia que vai deixar todo mundo muito alegre. Hoje nasceu uma criança, e vocês podem encontra-la numa gruta de animais pertinho de Belém”. PASTORES ENTRAM COM SUAS OVELHAS (Música).
JEREMIAS: Verdade, pai? Vocês visitaram Jesus? Nunca imaginei que pastores estivessem presentes nesse momento tão importante!
PASTOR: Sim, meu filho. E vieram também reis magos do Oriente, que trouxeram presentes especiais, como mirra e ouro para adorar o Filho de Deus. Eles foram avisados por uma estrela que os guiou até a estrebaria. REIS ENTRAM COM SEUS PRESENTES (Música).
JEREMIAS: É mesmo, pai?
PASTOR: Sim, meu filho. Por isso que eu te falei que nossa profissão era tão importante. Nós fomos convidados a visitar Jesus, o Filho de Deus. Isso não é especial?
JEREMIAS: É, sim, pai, muito especial. Eu estou muito orgulhoso de também ser um pastor de ovelhas. Obrigado, pai, por me ensinar tantas coisas, principalmente por me contar essa história tão importante para nós, os cristãos.


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br