Gostaria de compartilhar com vocês um fato acontecido numa família neste tempo de advento. O menino saiu correndo de casa para o supermercado da esquina e pergunta, ofegante, a um funcionário:
- Você tem algum Advento aí para vender.
- Advento? Nunca ouvi falar deste produto. O que é e para que serve ete advento?
- Eu também não sei o que é, mas a minha mãe disse que nós não poderemos ter Natal, se não tivermos Advento. Então eu queria comprar um, porque eu não quero ficar sem celebrar o Natal
Vejam: Na lógica do menino, o Advento deveria ser algo comprável, como era comprável em supermercado o Natal que ele conhecia.
A mãe do menino tinha razão: Sem Advento, não há Natal. Por isso, sempre precisamos perguntar: o que é e para que serve o Advento?
A palavra Advento vem da expressão latina Ad Venire - O que há de vir, significando o tempo de preparo para celebrar a salvação que veio ao mundo em Jesus no dia de Natal. É um tempo de preparação, de meditação, onde devemos analisar a nossa vida e refletir principalmente sobre a nossa relação com o próximo e também com Deus.
Para nós, cristãos, significa a época antes da vinda de Jesus Cristo; daquele que há mais de 2000 anos veio pobre e humilde para ensinar o amor, a paz, a esperança e a justiça às pessoas; que pregou o Evangelho do Reino de Deus e colocou sinais de sua presença entre nós.
Por isso, o Advento anuncia a chegada de Cristo para dentro de nossas vidas e renova a esperança por novo céu e nova terra.
Advento não se vende em lojas. Isto porque
- Não se pode comprar perdão;
- Não se pode comprar fé;
- Não se pode comprar alegria;
- Não se pode comprar amizade;
- Não se pode comprar um abraço;
- Não se pode comprar amor.
- Não se pode comprar a salvação que Jesus traz a nós.
Advento anuncia a chegada de Cristo para dentro de nossas vidas. Ele quer viver conosco e transformar aquilo que não está correto para nos ajudar a ter uma vida melhor, mais feliz.