Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

Celebrando o Advento em Comunidade

18/12/2012

Xadrez (8)
Coq do Sul (1)
Coq do Sul (2)
Coq do Sul (3)
Fazenda Anonni 5 (1)
Fazenda Anonni 5 (2)
Fazenda Anonni 5 (3)
Fazenda Anonni 5 (4)
Igrejinha (1)
Igrejinha (2)
Igrejinha (3)
Igrejinha (4)
Passo Real (1)
Passo Real (2)
Passo Real (3)
Pontão (1)
Pontão (2)
Saldanha Marinho (1)
Saldanha Marinho (2)
Serra do Pontão (1)
Serra do Pontão (2)
Serra do Pontão (3)
Serra do Pontão (4)
Serra do Pontão (5)
Serra do Pontão (6)
Serra do Pontão (7)
Serra do Pontão (8)
Serra do Pontão (9)
Serra do Pontão (10)
Sto Ant do Planalto (1)
Sto Ant do Planalto (2)
Sto Ant do Planalto (3)
Vila Seca (1)
Vila Seca (2)
Vila Seca (3)
Xadrez (1)
Xadrez (2)
Xadrez (3)
Xadrez (4)
Xadrez (5)
Xadrez (6)
Xadrez (7)
1 | 1
Ampliar

As comunidades da Paróquia do Planalto Médio vivenciaram a mensagem do Advento de maneira muito especial neste ano. Durante as primeiras semanas do mês de dezembro, aconteceram dez celebrações de Advento em comunidades e pontos de pregação de nossa paróquia: Saldanha Marinho; Santo Antônio do Planalto; Vila Seca (em Almirante Tamandaré do Sul); Serra do Pontão, Igrejinha, Xadrez e Coqueiros do Sul (em Coqueiros do Sul); Passo Real, Fazenda Anonni-V e Pontão (em Pontão).

As celebrações foram marcadas pela participação das famílias, que se reuniram para um momento de reflexão e confraternização. A mensagem foi trazida pela Pa. Sonja Hendrich, que apresentou a história da Coroa de Advento, símbolo muito luterano, presente nas comunidades para auxiliar na preparação para o Natal e a vinda de Jesus. Também cantamos vários hinos de Advento e Natal, entrando no clima desta época do ano.

Além de refletirmos sobre a história e o significado de cada elemento que compõe a Coroa, em várias comunidades ela foi montada durante a celebração, com a ajuda de várias mãos, significando ainda mais aquele momento. Lembramos que a forma circular da Coroa refere-se à realidade de Deus, que não tem início nem fim, e à sua aliança com o povo. Os ramos verdes de pinheiro ou cipreste querem significar vida e resistência às adversidades. A fita vermelha lembra o amor de Deus que nos enlaça e nos mantém unidos. E as velas, a luz de Jesus, que a cada domingo de Advento brilham mais forte. Além disso, a cada vela acesa foi lembrado um texto bíblico que fala sobre a luz de Deus que vem ao mundo e que também brilha através de nós.

As celebrações também foram marcantes pelo destaque que recebeu o tema e lema da IECLB para 2013: Ser, participar, testemunhar – Eu vivo Comunidade; “Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão” (Isaías 41.10). O tema e lema foram trabalhados em conjunto com a mensagem das velas da Coroa, apontando que somos importantes para Deus, participamos e vivemos comunidade (onde somos iluminados pela Palavra de Deus) e somos enviados para dar testemunho sobre a luz de Jesus no mundo.

Após a meditação, compartilhamos de um lanche muito especial, com pratos trazidos pelas famílias ou preparados pela comunidade.
 

Candidata ao Ministério Beatriz Regina Haacke
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br