Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

Ainda é Natal! - Culto - 27/12/2020 Paróquia Bom Samaritano Ipanema Rio Janeiro

Culto online 1º Domingo de Natal

26/12/2020

Primeiro Domingo de Natal
Primeiro Domingo de Natal 1
1 | 1
Ampliar


Feliz Natal! Sim, pode parecer estranho, mas na Igreja, ainda estamos no tempo de Natal. Até o dia 6 de janeiro, lembramos e celebramos que Jesus Cristo nasceu, que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Por isso, neste culto continuamos celebrando o Natal. Feliz Natal! Jesus nasceu!

Pregação baseada em Isaías 61.10-62.3
Neste Natal tão diferente escutamos as palavras de alento escritas na terceira parte do livro do profeta Isaías. Palavras faladas para pessoas que estavam no exílio. Versos ditos para dar ânimo a aqueles que estavam quase no fim das forças, aqueles que achavam que a situação não ia nunca melhorar. Também são ditas para nós neste Primeiro Domingo de Natal.
Num Natal em que muito daquilo que sempre fazíamos não fora possível, Deus nos ajuda a perceber que mesmo assim temos muito pelo qual celebrar. Estamos aqui, quase no fim do ano. Um ano tão difícil e complicado como poucos. Talvez chegamos aqui com machucados e muita coisa que lamentar. Com dificuldade estamos chegando ao fim de 2020, mas conseguimos seguir adiante com a nossa vida, certamente com muitas adequações ou limitações. Mesmo assim, podemos olhar para trás e ver como Deus esteve conosco nos momentos mais difíceis. Assim, como também uma e outra vez podemos nos reinventar e superar os novos desafios que enfrentamos. Como uma pessoa de idade me disse: “eu já vivi tanta coisa, mas como 2020 nunca. Tive que reaprender tanto. Graças a Deus estou conseguindo!”
Convido a que sejamos como essa pessoa, olhemos com sinceridade este ano que está terminando e que possamos olhar para as dificuldades, mas também que possamos reconhecer a mão de Deus agindo. Em meio à dor do luto, esteve presente o consolo. Em meio ao sofrimento da solidão, graças à tecnologia, tivemos contato com muitas pessoas. Em meio a tanta desgraça, tivemos mãos amigas que nos alcançaram.
Este ano foi desafiador, não somente pelas dificuldades, mas também pelas novas formas de podermos ser cristãos. Aprendemos o que realmente é importante. Sairemos de 2020 transformados.
Também nós temos muita coisa pela qual dar graças a Deus. Nossa alma também pode alegrar-se! Conseguimos continuar com a nossa vida. Apesar das dificuldades, podemos olhar para o próximo ano com esperança. Isso não é somente por termos em vista uma vacina para prevenir a Covid-19, mas principalmente porque o Natal nos lembra que Jesus Cristo veio a este mundo para transformá-lo.
Não podemos esquecer que Deus nos dá a possibilidade de sermos melhores pessoas, de vivermos num mundo melhor para todos. A cada Natal relembramos que Deus pensa diferente que nós seres humanos. Que no pequeno, frágil e insignificante, Deus mostra a sua grandeza. Por isso também, o profeta Isaías canta. Da boca do profeta surgem palavras que lembram o amor de Deus pelo seu povo e da promessa divina de que dias melhores virão. Dias de renascimento, de justiça e de grande alegria.
Glória a Deus, Jesus nasceu e com ele a promessa de um futuro melhor para todos nós! Amém.

Músicas gravadas com a participação de:
Lélia Brazil, flauta; Eder Targino, órgão; Lena Verani, clarinete; Clay Protasio, contrabaixo; Matheus Wollf, violino
Coral Bom Samaritano


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 61 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 60687
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br