O profeta Isaías diz:
Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor,
endireitem as suas veredas.
e toda a humanidade verá a salvação que vem de Deus
Lucas 3.4,6
Iniciamos o tempo de Advento. Um tempo de preparação, de espera. Tempo de aprender, novamente, a esperar. Mas, não é uma espera passiva, ao contrário, é uma espera cheia de esperança que se alimenta do que virá.
Talvez neste ano com a pandemia, percamos alguns costumes que acostumávamos ter neste tempo de Advento. Possivelmente não poderemos cantar nos cultos, escutar o coral cantando nem os musicistas convidados ao vivo. Assim como também pode falhar o canto do nosso coração para receber a boa notícia do Emanuel (Deus conosco). Ao nosso redor e no mundo inteiro é possível que os sinais de esperança se apaguem. Para muitas pessoas, o Natal não poderá ser celebrado como em anos anteriores.
Mesmo assim, nada impede que Deus faça o seu caminho, chegando até nós, ficando perto de nós, encontrando-nos e transformando-nos para uma vida em abundância como presente de Cristo. A salvação está chegando, trazida por Jesus Cristo que se fez humano. Y que nos ansiamos que se cumpra também em nós.
Somos alimentados pela Palavra de Deus. Uma palavra que é um sinal que nenhuma pandemia pode eliminar, um sinal que nos orienta, dá confiança e aumenta a nossa esperança, que permite manter-nos firmes enquanto vivemos tempos difíceis. Somos pessoas afirmadas em nossa fé, aquela que rebemos no batismo. Neste Advento e Natal de 2020, podemos nos preparar para a chegada de Deus a este mundo, antecipando com esperança de que dias melhores virão.