Lucas 1.46-54-55
A Canção de Maria descrita no Evangelho de Lucas relata: “Então Maria disse: A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador. Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações. Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições. Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias. Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou o povo de Israel, seu servo. Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre”.
Avento é tempo de gratidão, de espera, de encanto. É isso mesmo! Cada ano isso é lembrado para nós. Sentimos e vivemos isso? Acredito que sim!
Maria deve ter vivido gratidão porque Deus confiou a tarefa de ser mãe do Salvador a ela. Podemos pensar, ah mas ela era diferente. Sim cada pessoa é diferente uma da outra. Porque somos pessoas únicas e especiais para Deus. Temos gratidão pelas tarefas que recebemos? Maria cumpriu bem essa tarefa/missão.
Maria esperou Jesus nascer. Deve ter esperado com alegria e gratidão. Deve ter seguido a sua vida de serva fiel a Deus. Por isso ela foi escolhida. Esperamos/vivemos nossa vida com fidelidade ao projeto do Reino de Deus de justiça, amor, paz, defesa da vida digna para todas as pessoas? Para isso Jesus veio.
Maria deve ter ficado encantada com a decisão de Deus. Ele viu ela! Ele confiou nela! Ela é mulher abençoada! Porque Deus veio ajudar seu povo através de Jesus Cristo! Nós nos encantamos com o Natal, com a vida, com o que Deus espera de nós? Nos encantamos por vida plena a toda gente?
Que, neste tempo de Advento 2020, percebamos o que Deus faz por nós e sejamos pessoas agradecidas.
Que tenhas esperança ativa por um mundo mais parecido com o que Maria acreditou para ser mãe do Salvador, que nosso Salvador veio trazer a este mundo, que Deus quer e o Espírito Santo nos anima a lutar. Assim, tudo tem sentido! E, podemos ter este encanto que Maria teve pela vontade de Deus.
Abençoado 3ª domingo de Advento e semana!
Pa. Alice Liane Klostermeyer Griebeler
Paróquia de Erechim - RS