Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

Advento é tempo de avaliação

08/12/2015


Advento 2

P. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.
C: E com você também.

P. Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. (Isaias 60.1). O povo que ainda anda nas trevas – logo verá uma luz, uma luz grandiosa. Volta teu rosto para o céu, para e espreita, pois Deus está agindo.

1. Quando vejo a terra destruída e abandonada; muitos lugares e muitas vida arrasadas pelo fúria dos rios; pessoas que ficam olhando a destruição provocada por uma enchente ou pelo fogo em que perderam tudo, do agricultor carente de recursos e que olha com tristeza para a plantação destruída pelo granizo, eu me pergunto: Onde estão as tuas mãos, Senhor?
2. Quando observo a injustiça, a corrupção, o explorador sair vitorioso, o prepotente sempre se saindo bem, e quando vejo os que trabalham honestamente, seja no campo ou na cidade, sempre mais pobres e sem ter onde buscar justiça, eu me pergunto: Onde estão as tuas mãos, Senhor?
3. Quando vejo a criança vendendo balas nos sinais de trânsito, quando vejo seu olhar sem esperança, reclamando um pouco de atenção, de aconchego, quando vejo que ainda tem um resto de amor em seu coração pelo pai ou pela mãe que os abandonou, eu me pergunto: Onde estão as tuas mãos, Senhor?
4. Quando vejo moças adolescentes com semblante caído, sem fantasias, mostrando um face cansada, que ao cair da noite se pintam os lábios, colocam uma roupa provocativa e saem de casa para vender o seu corpo, eu me pergunto: Onde estão as tuas mãos, Senhor.
5. Onde estão as tuas mãos, Senhor? Para lutar contra a injustiça, para dar calor, para estender uma mão ao desesperado, ao abandonado, para regatar a infância e a juventude das drogas, dar amor e ternura aos esquecidos?

6. Depois de um tempo de silêncio, escutei uma voz:
Minhas mãos são as tuas mãos. Tenha coragem para usá-las, para dar amor, para ser instrumento do meu Reino. Aí eu compreendi que as mãos de Deus são as minhas mãos, as tuas mãos, as nossas mãos.

O QUE É ADVENTO? (fazer a dinâmica das flores(estrelas) que se abrem na água) - https://www.youtube.com/watch?v=BH267ejceyE

Cantar o hino 308 (HPD2) - Advento [e tempo de preparação.

Leitura: O profeta Isaías diz: Voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. E toda a humanidade verá a salvação de Deus. (Lucas 3.4,6)

Comentário:
Há o deserto físico, mas também o simbólico. O deserto rompe com a normalidade da vida. O deserto na maioria das vezes está associado a ameaça da vida. Mas ele também tem seus encantos, surpresas, novas oportunidades e chances que na abundância e agitação da vida diária nem percebemos. Provavelmente, por isso, que Deus se encontra com os israelitas tantas vezes no deserto. Também de Jesus sabemos que, após o Batismo, ele foi para o deserto. O deserto nos revela que quem o sobrevive, retorna dele, com certeza mais fortalecido e revigorado. Toda pessoa que já atravessou um deserto sabe que a vida jamais é como antes.
Deus nos faz ver em Cristo Jesus a sua salvação. O seu Oásis não é mais promessa, mas é realidade em Cristo Jesus. O deserto não tem mais a última palavra em nossa vida, mas o amor de Deus. Portanto, abraçados por este amor de Deus em Cristo Jesus somos convidados e chamados neste tempo de Advento a ser profetas e profetisas. Profetas e profetisas que dizem não a tudo que limita, atrofia, violenta e mata a vida. Profetas e profetisas que se perguntam: Ainda sou sensível aos dramas e tragédias que envolvem a vida humana e a criação de Deus ou me tornei indiferente?
(P. Ernani Röpke)

O que vocês acham disso? (Continuar o diálogo com a comunidade).

CREIO:
1. Creio que Deus pode tirar de todas as coisas – ainda que sejam as mais negativas – algo de bom e proveitoso. Para fazer isso, Deus necessita de homens e mulheres que permitam e acreditem que todas as coisas sairão bem no final.

2. CREIO que Deus pode nos dar , em cada situação difícil, a capacidade de resistir. Mas Deus não nos dá essa certeza antes do momento certo, para que não sejamos orgulhosos e pensemos que essa resistência vem de nós mesmos.

3. CREIO que nossos erros e nossos fracassos não são em vão. Com eles Deus nos quer mostrar algo, nos quer ajudar para que vejamos algo importante que está bem perto de nós.

4. CREIO que Deus espera constantemente por nossas orações e por nossas atitudes em favor de sua igreja e em favor de quem precisa de nossa ajuda.

Hino:
Uma história diferente

Depois que os pastores se retiraram, tudo silenciou ao redor do presépio. Foi quando o menino levantou a cabeça e olhou para a porta. Ali estava um rapaz, tímido e triste.
- Chega mais perto, disse Jesus.
- Eu não trouxe nenhum presente para ti, disse o menino.
- Ó, mas eu gostaria que você me desse três coisas, disse Jesus.
- Mas eu não tenho nada para lhe dar, respondeu o menino encabulado.
- Podes dar-me o desenho que fizeste hoje de manhã? perguntou Jesus.
- Ninguém gostou desse desenho, disse o menino com tristeza.
- É por isso mesmo que eu o quero. Quero que me dês sempre aquilo que os outros não gostam e também aquilo que tu mesmo não gostas em ti.
- É isso mesmo que queres?
- Como segundo presente, eu gostaria de ter o teu prato.
- Quebrei ele hoje de manhã, disse o menino.
- Eu sei, é por isso que eu o quero, quero consertá-lo e quero que sempre me tragas o que está quebrado em tua vida.
- E como última coisa, quero que a resposta que deste aos teus pais quando te perguntaram se tinhas quebrado o prato.
- Eu menti, disse o rapaz.
- Eu sei, respondeu Jesus. Mas quero que me tragas as tuas mentiras, tuas tristezas, teus complexos, teus medos. Não precisas carregar tudo isso sozinho. Quero que tenhas a minha alegria para tua tristeza, minha vida plena para o teu vazio e minha paz para a tua ansiedade.
(momento de silêncio)

Oração comunitária

Hino

P. Com um gesto de humildade, elevemos nossas mãos abertas ao alto, para acolher a bênção de Deus.
A Bênção de Deus, Todo-Poderoso, do Pai, do Filho e do Espírito Santo, venha sobre ti e permaneça contigo agora e para sempre. (+) Amém.

C. Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado
 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Belo Horizonte (MG)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 6
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 36168

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br