“Exultai e erguei as vossas cabeças; porque a vossa redenção se aproxima” ( Lucas 21.28)
Ainda não é Natal. Estamos no segundo dos quatro domingos de Advento. Ainda é tempo de esperar, tempo de preparar. Se nos precipitamos e começamos a concentrar nossos pensamentos na festa de Natal estaremos perdendo a oportunidade de viver a época de Advento que nos prepara adequadamente para o Natal. Sem este preparo o Natal pode não ser completo.
Cada época do ano tem sua dignidade própria e cada domingo e feriado tem seu tema específico, sendo portador de uma mensagem determinada.
A época de Advento, neste ano com a duração de três semanas, é o tempo de preparo do Natal. Nestas primeiras semanas de dezembro tudo deve ser preparado, desde a ornamentação da casa até a meditação sobre o real significado deste período que antecede o Natal, o período de Advento.
Assim como o tempo de Advento tem sua dignidade e sentido, também cada um dos seus quatro domingos tem sua dignidade e cada uma das quatro velas que são acesas sucessivamente apontam para a mensagem do dia. Neste segundo domingo de Advento a palavra lema diz “exultai e erguei as vossas cabeças ; porque a vossa redenção se aproxima”.
É uma palavra de Jesus escrita no Evangelho de Lucas e faz parte do sermão apocalíptico no qual Jesus predisse que viria o dia de sua vinda para o julgamento e para realizar a redenção dos seus.
Advento não prepara somente a festa de Natal e também não antecipa o milagre do nascimento de Cristo em Belém, Advento também é o tempo de preparo para a vinda de Jesus Cristo de acordo com as palavras do Credo:”virá para julgar os vivos e os mortos”.
Pertence ao Advento a descrição do que virá no futuro: “sinais no sol, na lua e nas estrelas, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas”. Quando estes sinais acontecerem não é hora de chorar e angustiar-se mas de exultar e erguer a cabeça, porque a redenção se aproxima.
A segunda vela que é acesa na coroa de Advento lança sua luz para o futuro que está diante de nosso mundo: o mundo em que o Reino de Deus se torna realidade, quando deixamos de crer e começamos a ver e experimentar a nova realidade.
O segundo domingo de Advento e com ele a segunda vela da coroa de Advento conclamam a todos: Exultai, ergam a vossas cabeças, saibam que a redenção se aproxima. Esta proximidade da redenção que faz com que deve haver exultação e as cabeças serem erguidas é a mensagem específica deste domingo.
P.em.Meinrad Piske