Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

Advento - 2º domingo

Meditação

06/12/2007

 
“Exultai e erguei as vossas cabeças; porque a vossa redenção se aproxima” ( Lucas 21.28)

Ainda não é Natal. Estamos no segundo dos quatro domingos de Advento. Ainda é tempo de esperar, tempo de preparar. Se nos precipitamos e começamos a concentrar nossos pensamentos na festa de Natal estaremos perdendo a oportunidade de viver a época de Advento que nos prepara adequadamente para o Natal. Sem este preparo o Natal pode não ser completo.

Cada época do ano tem sua dignidade própria e cada domingo e feriado tem seu tema específico, sendo portador de uma mensagem determinada.

A época de Advento, neste ano com a duração de três semanas, é o tempo de preparo do Natal. Nestas primeiras semanas de dezembro tudo deve ser preparado, desde a ornamentação da casa até a meditação sobre o real significado deste período que antecede o Natal, o período de Advento.

Assim como o tempo de Advento tem sua dignidade e sentido, também cada um dos seus quatro domingos tem sua dignidade e cada uma das quatro velas que são acesas sucessivamente apontam para a mensagem do dia. Neste segundo domingo de Advento a palavra lema diz “exultai e erguei as vossas cabeças ; porque a vossa redenção se aproxima”.

É uma palavra de Jesus escrita no Evangelho de Lucas e faz parte do sermão apocalíptico no qual Jesus predisse que viria o dia de sua vinda para o julgamento e para realizar a redenção dos seus.

Advento não prepara somente a festa de Natal e também não antecipa o milagre do nascimento de Cristo em Belém, Advento também é o tempo de preparo para a vinda de Jesus Cristo de acordo com as palavras do Credo:”virá para julgar os vivos e os mortos”.

Pertence ao Advento a descrição do que virá no futuro: “sinais no sol, na lua e nas estrelas, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas”. Quando estes sinais acontecerem não é hora de chorar e angustiar-se mas de exultar e erguer a cabeça, porque a redenção se aproxima.

A segunda vela que é acesa na coroa de Advento lança sua luz para o futuro que está diante de nosso mundo: o mundo em que o Reino de Deus se torna realidade, quando deixamos de crer e começamos a ver e experimentar a nova realidade.

O segundo domingo de Advento e com ele a segunda vela da coroa de Advento conclamam a todos: Exultai, ergam a vossas cabeças, saibam que a redenção se aproxima. Esta proximidade da redenção que faz com que deve haver exultação e as cabeças serem erguidas é a mensagem específica deste domingo.

P.em.Meinrad Piske

 


Autor(a): Meinrad Piske
Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 28
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7377

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br