A Paróquia do Parecis é constituída, em sua maioria, por famílias provenientes do Sul do Brasil que migraram para cá em busca de melhores condições de vida e trouxeram consigo sua fé, de confissão luterana. A partir de meados de dezembro, muitas famílias rumam para o Sul para visitar familiares, amigos e amigas. Com aqueles e aquelas que ainda não haviam viajado ou que permanecem aqui neste final de ano agradecemos a Deus pelo ano de 2012. Com velas nas mãos celebramos o Natal nas quatro comunidades que integram a Paróquia do Parecis - Brasnorte, Sapezal, Campos de Júlio e Campo Novo do Parecis, recordando que a luz é símbolo de Advento e Natal, da presença de Deus entre nós, porque Jesus mesmo se identificou com a luz quando disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue terá a luz da vida e nunca andará na escuridão” (João 8.12).
A luz de Jesus ilumina as nossas situações de escuridão! Ela afasta o medo e a insegurança que a escuridão provoca. Nos corações, nas casas e em todo lugar onde Jesus encontra morada a luz Jesus predomina sobre a escuridão e se experimenta ânimo para superar o que causa angústia e sofrimento; se experimentam relações de cuidado e de solidariedade!
No primeiro Natal o mundo conheceu a luz Jesus. Esse mesmo Jesus disse: “Vocês são a luz do mundo”. Ora, nós somos luz para o mundo! Nós resplandecemos a luz de Jesus iluminando e modificando situações de escuridão!
Assim nós cremos. Por isso celebramos o Natal movidos pela esperança. Podemos ser luz em muitas e diferentes situações, perto e longe. Neste sentido realizamos uma campanha em favor do Hospital de Câncer de Mato Grosso, no qual o Sínodo Mato Grosso desenvolve o projeto de Capelania Hospitalar. Com ação e em oração queremos continuar refletindo a luz de Cristo em 2013, porque vivemos comunidade!
(Veja texto da celebração na íntegra no Portal Luteranos ou na página do Sínodo Mato Grosso!)