Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

A árvore de Jessé

Dinâmica

03/12/2007

A árvore de Jessé


A origem


A árvore de Natal nem sempre tem sido tratada como um verdadeiro símbolo natalino. Uma maneira de resgatar seu sentido é a redescoberta de uma antiga tradição cristã da Idade Média, a árvore de Jessé. Sua origem está nas palavras do profeta Isaías: “Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco, como um broto que surge das raízes.” (Is 11.1) Jessé era o pai do Rei Davi e a Bíblia diz que Jesus era descendente de Davi. Trata-se da profecia de que Deus iria trazer esperança a Israel através de um descendente de Davi. A trágica história de Israel, passando pela dominação de povos estrangeiros e o exílio, seria renovada pela ação libertadora de Deus na história através da ação do Messias.


Como construir


Tome um galho seco e pendure nele as figuras e os símbolos representando assim pessoas e eventos bíblicos. (Sugestão em anexo.) Todos esses símbolos nos contam algo sobre como Deus se relacionou com seu povo antes de enviar seu Filho Jesus ao mundo no primeiro Natal.

Podemos assim resgatar em família, em grupos da igreja ou mesmo em culto, histórias bíblicas que nos revelam o quanto a misericórdia de Deus moveu o seu agir na história. Deus nunca desistiu de sua criação, mas sempre agiu no sentido de nos reconciliar com ele. No Advento relembramos tudo que ele fez até o nascimento de Cristo.

Pode-se acrescentar uma dimensão lúdica a esta celebração. Conforme cada pessoa lê um dos 12 textos, uma criança ou participante pode ser convidado a escolher o símbolo que melhor combine com o que foi lido e pendura-lo na árvore.


1. A criação (Sol, lua e estrelas)

Durante o Advento nós lembramos da história da salvação, meditando sobre a promessa de um Salvador. Deus começa com a Criação, o nascimento da vida, o começo do tempo. Na criação do mundo e do tempo, Deus deu a primeira e universal testemunha de seu amor e sabedoria. A criação proclama o seu plano de amor bondoso.


2. Adão e Eva (maçã e serpente)

Adão e Eva representam a raça humana. Ao desobedecerem a Deus romperam a relação de confiança que tinham com seu Criador. Na Bíblia isso é chamado de pecado. Deus, porém não abandonou a humanidade. No tempo certo enviou o Messias, o Redentor. Cristo é chamado de “novo Adão” porque ele anuncia uma nova criação ao perdoar os pecados e reconciliar a humanidade com Deus restaurando a relação de comunhão e confiança perdida.


3. Noé e o Dilúvio (A arca e um arco-íris)

A história do dilúvio mostra a que ponto pode chegar a maldade humana. Deus desiste de destruir a sua criação através da preservação da família de Noé e de exemplares das diversas espécies. A arco-íris é o símbolo da promessa divina de nunca mais usar um dilúvio para destruir a terra.

4. Abraão (tenda)

Abraão obedeceu a Deus deixando seu lar, em Ur, indo a terras estranhas morando em tendas. Ele é o homem da fé, o patriarca de Israel com o qual Deus fez um pacto. Deus prometeu a terra na qual viveriam seus descendentes, um grande povo ao qual Deus seria o Senhor.


5. Jacó (Jacó e a escada)

Numa visão, Jacó (filho de Isaque) viu uma escada chegando até o céu. Nela anjos desciam e subiam. Cristo, o Deus encarnado, é a escada que une terra e céu, humanidade a Deus.


6. José e seus irmãos (capa colorida)

Os irmãos de José ficaram furiosos ao ver seu pai favorecendo seu irmão mais jovem ao lhe dar uma capa colorida. Livraram-se dele vendendo-o a mercadores. Como Cristo, José foi vendido a mercadores, mas a mão de Deus o tornou um líder no Egito. Mais tarde, seus irmãos e seu pai, em tempos de fome, foram acolhidos por José no Egito. A capa colorida é o símbolo dos caminhos misteriosos de Deus através dos quais ele realiza sua vontade.


7. Moisés (tábuas da lei)

Moisés liderou is israelitas, o povo escolhido, da escravidão do Egito para a terra prometida. Mais tarde, recebeu os Dez Mandamentos da mão de Deus no monte Sinai. Através desta lei, Deus revelou sua vontade amorosa ao povo de Israel.


8. Davi (coroa)

Davi era um jovem e corajoso pastor de ovelhas que se tornou o grande rei de Israel. Conforme a tradição, Jesus é descendente do grande rei Davi. Cristo veio como rei de um novo Reino universal.


9. João Batista (João Batista no Jordão)

João Batista foi o ultimo profeta da linhagem do Antigo Testamento. Teve, contudo, uma tarefa especial: anunciar a vinda do Messias. Batizava as pessoas anunciando o arrependimento como preparação para acolher o enviado de Deus.


10. Maria (Maria)

Maria foi a mãe de Jesus. Sua vida foi totalmente transformada ao ser envolvida no enredo do nascimento do Salvador. Ela se dispôs a servir a Deus desta maneira mesmo correndo riscos.


11. José (José)

A vida de José, o pai de Jesus, foi atingida também com a gravidez de Maria. Deus possibilitou que José cresse que Ele pode agir inclusive através de situações constrangedoras.

12. Jesus (Jesus)

O Filho de Deus nasceu humilde. Pastores e não reis foram os primeiros a saber do seu nascimento. Deus entra na história pela porta dos fundos. Esse Deus, que se encarna como ser humano, é o Deus que vai viver as dores humanas e dar sua vida para que todas as pessoas possam encontrar a salvação. Jesus é o amor de Deus na forma de uma criança.


*adaptado por P. Cláudio Kupka

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
a_arvore_de_jesse.pdf


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br