O LEMA DA SEMANA anima-nos com a palavra do salmista: Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação. (Sl. 85.7)
Advento é sinal concreto de bondade de Deus com sua criação e nos preparamos para recebê-lo em nosso meio. Ele vem até nós e nos proporciona muita alegria. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato somos filhos de Deus (1 João 3.1). Deus nos ama incondicionalmente como filhas e filhos amados. Ele não nos despreza nem nos rejeita. Maria, mãe de Jesus, canta no Magnificat sua experiência de amor, de ser amada por Deus como serva.
Minha alma enaltece a Deus, o Senhor,
e meu espírito se legra em Deus, meu Salvador.
Pois contemplou a mim, sua humilde serva, razão por que me
dirão bem-aventurada filhos e filhos dos filhos para sempre.
Pois aquele que fez todas as coisas, fez grandes coisas
em mim, e santo é o seu nome.
E sua misericórdia vai de geração em geração em todos que o temem.
Age poderosamente com seu braço e destrói a todos que são
orgulhosos nas intenções de seus corações.
Destituiu os grandes senhores de seu governo, e exalta os que
são nulos e nada.
Sacia os famintos com toda sorte de bens, e deixa vazio os ricos.
Acolhe seu povo Israel, que lhe serve, depois de se haver
lembrado de sua misericórdia,
como prometeu a nossos pais, Abraão e seus descendentes
em eternidade.
(in: Magnificat – O Louvor de Maria – Martim Lutero)
Também a doce mãe de Cristo nos ensina aqui, através de sua própria experiência e por meio de palavras, como se deve conhecer, amar e louvar Deus. Ela se vangloria e louva Deus com um espírito alegra. Diz que ele tinha olhado para ela, como pessoa humilde e sem nenhuma importância (Martim Lutero).
Isaías 11. 1s profetizou: “Do tronco de Jessé nascerá um rebento e de sua raiz brotará uma flor sobre o qual repousará o Espírito.” O “tronco” ou a “raiz” é a geração de Jessé ou Davi, aqui especificamente a virgem Maria. O “rebento” ou a “flor” é Cristo.
Advento é tempo de profunda reflexão, de preparo, de olhar para a história desta gente sofrida e humilde, amada por Deus. A IECLB escolheu o 1º Domingo de Advento, para lançamento do Tema e Lema do Ano no qual Deus nos afirma a graça e liberdade para a vida.
Pela graça de Deus,
livres para cuidar
Buscai
O BEM
e não
o mal
Amós 5.14ª
Que a graça e a paz lhe fortaleçam em sua vida e aos que contigo vivem e repartem o mesmo teto.
Convido que ores com as palavras que Deus coloca em tua boca em confiança. Pois é assim que preparas o Advento no lugar onde vives e convives na meio da criação de Deus.