Voltemos para o Senhor diariamente

Senhas diárias

03/06/2019

Jeremias é considerado o profeta chorão. Seus livros, especialmente o de Lamentações, apresentam vários momentos de clamor e choro do profeta. Ele se sente pressionado por Deus e chega a lamentar o dia em que nasceu. Ao mesmo tempo, ele também é um dos que mais aponta para a misericórdia de Deus e chama o povo a converter-se ao Senhor e voltar aos seus caminhos. Ele tem consciência de que a infidelidade é a razão para tantas dores que este povo passava. Nesta passagem ele clama para que Deus mova os corações e os faça voltar para Ele e assim também voltarem a viver em paz com o Senhor e ter uma nação livre e soberana novamente. Ele clama para que o sofrimento se dissipe e o bem volte a ser a vivência do povo. Jeremias tem saudade do tempo em que vivia sem medo e em paz. Mas para isso, é preciso que o povo seja transformado pela ação do Senhor. Ao mesmo tempo, seus livros mostram que esta transformação vai necessitar, inquestionavelmente, do propósito do povo em voltar aos caminhos e mandamentos do Senhor. Deus precisa da determinação do povo para que mudanças aconteçam. Assim é também com cada uma e cada um de nós.
É isso que Jesus diz aos seus discípulos: Ele afirma que eles não ficarão jogados à própria sorte, mas terão a presença do Espírito Santo, o Auxiliador, que os fará manterem-se nos caminhos de Cristo e sendo conduzidos na paz e no bem. Os discípulos terão a força do Espírito para firmarem suas vidas na palavra e na vontade de Cristo. A determinação em seguir a Cristo Jesus será reforçada pela ação do Espírito da verdade. Ele quer agir em nós também. Por isso é fundamental que mantenhamos o propósito de voltar, diariamente, para os caminhos de Jesus e fazer dele o nosso Senhor e Salvador sempre.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52064
REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br