SENHAS DIÁRIAS - 16.04.2022
Salmo 80.18 – Vivifica-nos, e invocaremos o teu nome.
2.ª Timóteo 1.10 – Jesus Cristo não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho.
O salmista busca a Deus em oração e pede que o Senhor preserve sua vida e dê a ele, e à sua comunidade, sua presença sempre. Desta forma, ele se propõe a honrar e prestar culto, junto com a comunidade, só ao Senhor. Mantém nossa vida e seremos gratos e adoradores só do teu nome, diz o salmista. Na época, havia uma infinidade de deuses e doutrinas religiosas circulando nos povos vizinhos e nas próprias cidades de Israel. O salmista sabe que sua comunidade está sujeita a também ser invadida por estas novas e estranhas concepções de deuses. Assim, clama para que o Senhor também preserve a fé israelita genuína, baseada nos mandamentos e nas leis dadas por Moisés e mantidas ao longo dos séculos. Vivifica-nos, e invocaremos o teu nome, diz a sua oração. Isto é, mostra que és o nosso Deus sempre, estando conosco, e seremos teus adoradores a cada dia. Isso vale para cada uma e cada um de nós. Também nós clamamos para que Deus, em Jesus, se faça presente na nossa vida e a preserve, bem como a fé genuína, para seguirmos como suas filhas e seus filhos.
Paulo ensina a Timóteo, e o exorta a passar isso adiante, que Cristo Jesus venceu a morte com sua crucificação e sua ressurreição, bem como fez com que a vida verdadeira e a imortalidade se tornassem realidade para a humanidade. Ele é o Senhor da vida e assim a estabelece como vitória final sobre o pecado e o mal. Ao morrer na cruz ele vence o pecado e ao ressuscitar Ele vence a morte e nos dá a vida eterna. Na sua vida está a nossa vida e na sua morte está a nossa morte. Ele nos vivifica e nos chama a confiar apenas nele e invocar e adorar apenas ao seu nome. Nome que está sobre todo nome: Cristo Jesus, Senhor e Salvador. P. Luiz Carlos