Vamos cuidar uns dos outros

Senhas diárias

21/10/2019

Os textos das senhas de hoje tem destinatários diferentes e específicos. Enquanto que o texto de Ezequiel é endereçado especialmente às/aos ministras e ministros, mas também aos presbitérios, bem como lideranças de departamentos e grupos, o texto de Filipenses de destina ao povo cristão de forma geral, o que inclui ministras e ministros, presbitérios e lideranças de departamentos e grupos. Através de Ezequiel, Deus denuncia a atuação dos sacerdotes, profetas do templo, rei e sua corte, juízes e lideranças do povo. Eles estão olhando apenas para o seu próprio bem e tosquiando as ovelhas para conseguir mais vantagens pessoais. Eles não se importam com a vida pessoal do povo, suas dores, sofrimentos e dificuldades, mas querem usufruir de tudo o que podem conseguir financeiramente deste povo. O povo, isto é, os membros da comunidade só tem valor quando fazem contribuições generosas e engordam os cofres da tesouraria. Por isso o profeta diz: Ai de vocês, pois cuidam de vocês mesmos, isto é, seu salário e seus ganhos, mas nunca tomam conta do rebanho, sua dores e dificuldades pessoais. Cuidam apenas das ovelhas que têm lã e gordura para dar.
Enquanto isso, aos filipenses, Paulo exorta a que todos os cristãos tenham o olhar voltado não apenas para suas próprias necessidades, mas cuidem do que é importante para todos os que integram a comunidade, pois são o mesmo corpo em Cristo Jesus. O ditado cada um por si e Deus por todos não serve, de forma alguma, para a vida em comunidade. Há uma prática comum no seio das comunidades que é a comunhão nos momentos de celebrações e atividades da comunidade, mas um isolamento ao longo da semana. Podemos dizer que o ditado reflete esta vivência dupla: Nas atividades é Deus por todos, mas no dia a dia é cada um por si. O apóstolo nos exorta e nos incentiva a perceber o quanto é importante sabermos uns dos outros, para nos ajudarmos mutuamente em qualquer momento e situação. Precisamos olhar os interesses uns dos outros e nos cuidarmos mutuamente. Façamos assim. Isso gera vida em abundância.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53823
REDE DE RECURSOS
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br