Vamos construir sobre a rocha

Senhas diárias

03/07/2019

A vida passa rapidamente. Sabemos disso, pois o tempo não fica parado e percebemos as suas marcas na vida da gente. A frase parece que foi ontem nos acompanha vida a fora. E quanto mais fazemos, parece que mais rápido a vida passa. O salmista pede a Deus que Ele ajude sua comunidade a perceber isso e aprender a viver melhor. Pede que aprendam a buscar pelas coisas realmente importantes. Pede que tenham sabedoria segundo o próprio Deus. O ser humano pode viver sem reconhecer a presença de Deus em sua vida. O que ele não pode é viver sem Deus. O Senhor sempre estará por perto e agindo na sua vida, pois isso já começa na concepção, com o fôlego da vida, e permanece pela eternidade. O salmo 139 também nos diz que é impossível fugir ou ignorar a Deus. De qualquer forma imaginada, para onde formos ou estivermos, lá estará o Senhor. Aprender a contar os nossos dias, que são uma noite diante da eternidade, é entender que viver conforme a vontade de Deus é o que existe de melhor para ser feito e vivido. E o salmista pede isso.
Jesus nos exorta a aprender desta forma, pois edificar nossa vida, isto é, vivê-la segundo a sua vontade e ensinamentos, é ter uma existência com o sentido real para o qual fomos criados. Este sentido está exatamente na palavra e vontade do Pai. Ele quer o bem para todas e todos e tudo criou para que se viva na sua graça e na graça para com nossos próximos. Jesus usa a figura da casa construída sobre a rocha, isto é, uma casa que tem um alicerce indestrutível se comparada com as construções que o ser humano faz. Uma vida vivida com o coração sábio, isto é, na sabedoria do próprio Deus, será uma vida que terá a força suficiente para encarar as dificuldades que são pertinentes ao viver do ser humano e será segura até o final de existência terrena. Ela se perpetuará no coração do Senhor, pois o próprio Deus, como diz Paulo, será tudo em todos. Precisamos confiar na sabedoria de Deus para nos conduzir ao longo da vida e firmar nossa esperança no Senhor. Assim a vida terá o verdadeiro sentido: amor a Deus e amor ao próximo.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52416
REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br