Uma viva esperança

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: 1 Pedro 1.3-9

Deus nos regenerou para uma esperança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros”. (vv. 3s.)



Enquanto vivemos neste mundo, nossa vida é uma vida de esperança. Pois, embora tenhamos a certeza de que, através da fé, recebemos todos os dons de Deus (porque a fé, certamente, traz consigo o novo nascimento, a adoção de filhos e herança), ainda não podemos vê-los com nossos próprios olhos. Eis por que ainda esperamos por essas coisas, a elas estão todas fora do alcance de nosso olhos. A isso São Pedro chama de esperança de vida.
Na esperança, diz ele, aguardamos essa herança tão preciosa que recebemos pela fé. Pois esta é a seqüência: da palavra deriva a fé, da fé o novo nascimento, do novo nascimento passamos a ter esperança, assim que temos certeza e aguardamos a herança celestial sem duvidar.
Se você é cristão e aguarda essa herança e salvação, precisa agarrar-se tão-somente a isso, desprezando tudo o que é terreno e confessando que a razão humana, a sabedoria e a santidade terrenas nada são. o mundo, com certeza, não vai gostar disso. Por isso, você deve contar com a possibilidade de ser condenado e perseguido. Em vista disso, São Pedro une as três coisas: a fé, a esperança e a santa cruz, porque uma deriva da outra.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Esperança
Cantarei a bondade e a justiça Salmo 101
Esperança Romanos 8.12-17
Uma viva esperança 1 Pedro 1.3-9
A essência da esperança Romanos 8.18-24
O cristão está num vir-a-ser Salmo 103.1-14
Crescimento Colossenses 1.9-12
Esperamos novos céus e nova terra 2 Pedro 3.8-13
A nova glória João 17.18-26

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Pedro I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 3 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22323
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br