Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Israel Felipe Teixeira, Bacharel em Teologia, atuando na Paróquia Castelo Forte de Pinhais, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O tema da nossa reflexão de hoje é: responsabilidade e diálogo.
Quando lemos em 1 Coríntios 3.22-23 – “Tudo isso pertence a vocês, e vocês pertencem a Cristo”, entendemos que o mundo todo pertence aos seres humanos, mas que mais importante que isto é o fato de que o ser humano pertence a Cristo.
Estes versículos se encontram na carta que Paulo escreveu aos cristãos de Corinto. Entre os coríntios haviam muitas divisões, principalmente causadas pela arrogância. Uns se orgulhavam por terem sido batizados por Paulo, outros se orgulhavam de Apolo, outros ainda de Cefas. Mas aqui, com estas palavras, Paulo quer dizer que tudo isto está errado. Inclusive, no versículo 21 ele diz: “Portanto, ninguém se glorie nos homens”. Os coríntios precisavam aprender que pertenciam, em última análise, a Deus, e não ao líder que os batizou. Pois o próprio líder cumpre tão somente os propósitos de Deus.
Por isso, podemos ainda lembrar-nos das palavras do texto de Gênesis 1.28, meditadas nesta manhã. Somos chamados e chamadas para sermos representantes da imagem de Deus diante da criação. Somos chamados e chamadas para dominarmos e governarmos sobre a terra. Mas precisamos lembrar de que tudo isso não é para o nosso próprio orgulho, mas sim para a honra e glória do nosso Deus.
Assim como Paulo quis evitar as divisões entre as pessoas cristãs de Corinto, também nós hoje precisamos evitar divisões e disputas. Cuidar da criação é nossa responsabilidade. E só podemos fazer isto como corpo de Cristo se tivermos um bom e respeitoso diálogo uns com os outros.
E você? A forma que você tem vivido, glorifica ao nome de Cristo? De que forma você tem refletido a imagem de Deus? Como você tem buscado cumprir os propósitos e a missão do teu Criador?
Oremos:
Senhor, nosso Deus, nos dê sabedoria e discernimento. Ajude-nos a sermos mais responsáveis e cuidadores com a criação. Ajude-nos a viver nossas vidas tendo como propósito principal honrar e glorificar o teu Santo nome. Que nossas palavras e atitudes reflitam a tua imagem. E que a cada dia possamos ser mais parecidos com Cristo. Em gratidão ao teu imensurável amor por nós e a todas as bênçãos que diariamente Tu nos dá, nós oramos em nome de Jesus Cristo. Amém.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.