Tudo é de Deus

Senhas diárias

12/09/2020

SENHAS DIÁRIAS - 12.09.2020
Tudo é de Deus, pois Ele é o Criador e Senhor do mundo. As Escrituras nos testemunham isso e, como cristãos, cremos que não estamos aqui por acaso, mas somos fruto do amor de Deus e de seu propósito com a humanidade. O salmista afirma que pertencemos, juntamente com toda a criação, a Deus. E isso o faz louvar ao Senhor e bendizer seu nome e sua ação criadora. Mas, também o faz expressar sua gratidão por não estarmos sozinhos, pois Deus é conosco. É Ele quem cuida de sua criação e a mantém ao longo do tempo, tendo como objetivo renová-la para que o bem se torne tudo em todos. Isso deveria nos ensinar que nada é nosso, mas tudo é do Senhor. A ganância por posses e bens ofende a Deus e torna as ações de culto, louvor e adoração ao Senhor em atos vazios e que não agradam a Deus. O fato de haver tanta desigualdade nas necessidades básicas da humanidade revela que Jesus não é Senhor, nem mesmo de um tanto de cristãos. Deus, o Criador, não nos criou para isso. Tudo é dele! Para que sua criação viva com sabedoria e entenda que sendo dele não nos pertence, precisamos nos deixar transformar em filhas e filhos do Senhor.
Por isso Paulo exorta a que os efésios, e outras comunidades, prestem atenção em como vivem. A maneira como vivemos mostra o que não falamos. A sabedoria está muito mais nas atitudes, que revelam nossas verdadeiras intenções, do que nas palavras que aceitam tudo quando saem da boca. Tudo pertence a Deus e não deveríamos por cercas. Porém, sabemos que as cercas são fruto do pecado humano, que gera a ganância, a necessidade de ter mais, de ostentar mais. A palavra do chefe indígena Seattle, em 1854, respondendo a uma proposta do governo para comprar suas terras, tem uma sabedoria incomparável. Ela mostra que aquele povo, mesmo não sendo cristão convencional, era cristão de fato, muito mais que o presidente do país, que, junto com sua família e seus ministros, assiduamente participava de cultos e celebrações tidas como cristãos. A seguir a parte inicial desta resposta: Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa ideia nos parece estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrado para o meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra da floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência do meu povo... Sejamos sábios e busquemos viver conforme a sabedoria de Cristo. Deus quer que a vida seja de todos e o bem triunfe sobre tudo. O Senhor é conosco.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 58839
REDE DE RECURSOS
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br