Tudo coopera para o bem dos que amam a Deus

Senhas diárias

25/04/2018

A história de Jó é um testemunho de uma compreensão de entrega total às mãos de Deus e aceitação de que o Senhor determina tudo o que acontece na vida dele, para o bem e para o mal. É preciso dizer que bem e mal conforme a interpretação e visão humanas. Pois o que parecia mal para Jó, a perda dos filhos e dos bens, tornou-se em bem muito maior. Apesar de toda a dor que ele passou. Deus permitiu, segundo o livro, que satanás tomasse tudo o que ele tinha. Jó enxergava os filhos, os bens e tudo o mais que tinha em sua vida como dádivas exclusivas da graça de Deus. Assim, o Senhor tinha livre e pessoal liberdade de tomar de volta quando o quisesse, e o fez. Jó está dentro de uma linha de pensamento e compreensão bíblica da soberania e da determinação de Deus sobre o ser humano e o mundo. Tudo é de Deus e apenas é dado ao ser humano usufruir por um tempo, enquanto em vida, para bem usar e bem cuidar do que é de Deus. Essa compreensão é importante do ponto de vista da responsabilidade que temos com a criação e com tudo que há no mundo. Somos chamados por Deus para ter sobriedade e responsabilidade com o que pertence ao Senhor.
Paulo vai na mesma direção quando diz que aqueles que amam a Deus e foram chamados para algo único e específico, segundo os planos de Deus, são cuidados e conduzidos para que tudo se encaminhe segundo o querer de Deus e estes planos específicos que precisam ser concretizados. Paulo é um testemunho especial disso, pois foi livrado da morte inúmeras vezes, o que redundou no anúncio do Evangelho em vários pontos do mundo da época. Ao colocarmos fé em Deus, através de Jesus, temos a certeza de que o Senhor quer, e vai, nos conduzir para que seus planos, mesmo que não saibamos quais são, se concretizem. Podemos confiar no Senhor. Ele é conosco e quer nosso bem.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 46946
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br