Trabalho

Senhas diárias

04/12/2020

SENHAS DIÁRIAS - 04.12.2020
Com o suor do teu rosto conseguirás o teu pão e te alimentarás. Trabalhar é algo necessário e que traz dignidade para o ser humano. É verdade que alguns não trabalham e não se incomodam com isso. Porém, trabalhar faz parte da vida, pois é com o trabalho que conseguimos o sustento pessoal e familiar. É também necessário perceber que algumas pessoas precisam fazer das tripas, coração, para sobreviver e manter sua família. Isso significa trabalhar quase o tempo todo. Quando o salmista diz que não adianta trabalhar tanto, antes do sol nascer e até depois que ele se põe, está se referindo a ter o trabalho como o único objetivo na vida. Mesmo que ele seja fundamental e extremamente necessário para vivermos, e garantirmos o futuro digno, Deus está exortando a que se dê o devido valor ao trabalho, mas nunca esqueçamos de tudo o mais que envolve nossa vida. Desde a família que precisa de cuidados, até o próprio Deus que quer participar e agir em favor dos seus. É Ele que mantém nossa vida para podermos também trabalhar. Então, tempo para estar com as pessoas que nos cercam e tempo para estar na presença de Deus são necessários e não deveriam ser menosprezados. 
Jesus nos dá a devida dimensão da percepção em relação ao trabalho. Deus, o Pai, sabe tudo de nós e quer nos dar o necessário. Assim, podemos confiar no Senhor e procurar dosar o trabalho, tendo a certeza de que o Pai vai olhar por nós. Essa percepção exige muita confiança de que Deus vai agir no tempo certo. A falta de confiança em Deus faz com que pessoas se tornem infiéis ao Senhor Jesus. Para se garantir são capazes de enganar famílias ou se aproveitar de fragilidades para tomar o que tinham; são capazes de fazer negócios escusos; são capazes de usar de falsidade para manter sua vida; são capazes de mentir e enganar. Jesus nos diz que o Pai sabe do que precisamos, mesmo antes de pedirmos, para que aprendamos a confiar no Senhor e saber que, no tempo certo, Ele garantirá o necessário. É um desafio muito grande que não pode ser substituído por preguiça ou corpo mole em relação ao trabalho. Deus dá, mas também está ao nosso alcance fazer o que é possível fazermos, com equilíbrio. E se conseguimos fazer alguma coisa, não nos dá o direito de achar que não precisamos de Deus e nem precisamos viver segundo seus valores. Sejamos dependentes do Senhor e sigamos conforme sua vontade para as nossas vidas.

 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 60326
REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br