SENHAS DIÁRIAS - 11.07.2021
Isaías 56.7 – A minha casa será chamada de Casa de Oração para todos os povos.
Colossenses 3.11 – Já não existem mais judeus e não judeus, circuncidados e não circuncidados, não civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos.
Israel sempre teve o entendimento de que Javé, o Senhor, era, e é, o Deus verdadeiro e único. Ele haveria de ser Deus sobre tudo e todos. Seu reino se sobreporia sobre todos os reinos e todas as nações viriam para render graças e louvores ao Senhor em Jerusalém. O templo israelita se tornaria o centro de adoração a Javé. O redentor aguardado por Israel reuniria todos os povos sob sua liderança e seria o Deus de todos. Ele traria um novo tempo para toda a terra. O salmista reafirma isso e anuncia que a Casa de Oração em Jerusalém, o templo, se tornaria Casa de Oração para todos os povos. Nós, cristãs e cristãos, assumimos estas profecias e promessas em torno do redentor de Israel, mas temos uma nova interpretação para o Redentor: Cristo Jesus, o Nazareno, é o Salvador esperado e para Ele se dirigem todos os olhares do mundo. Ele haverá de reunir todas as nações, o que já iniciou com sua morte e ressurreição.
Paulo diz aos colossenses que não mais o templo de Jerusalém será a Casa de Oração de todos os povos, mas Jesus, o Cristo, que está em tudo e em todos. As divisões entre os povos foram vencidas pelo Senhor da Glória, Cristo, o Messias. Não mais um lugar específico para adorar ao Senhor, mas a própria reunião das pessoas será o lugar em que Deus quer ser adorado. Somos chamados a fazer de nossas vidas, em comunhão uns com os outros, templos de adoração ao Senhor. Em nós e através de nós o Senhor Jesus estabelece seu Reino que reúne todos os povos. Quem se aproxima de Jesus e recebe a salvação não mais se limita por raça ou qualquer outra ponto que possa separar os povos. Esta pessoa vai buscar viver em comunhão com todas as pessoas ao seu redor e vai espalhar a paz do Senhor por onde estiver. Não há barreiras que possam separar os que estão, de fato, em cristo Jesus. Vivamos nesta busca por um mundo novo, alicerçados na Palavra de Jesus e em tudo o que Ele nos ensinou. P. Luiz Carlos