SENHAS DIÁRIAS - 18.07.2021
2.º Samuel 7.22 – Como és grande, ó Senhor, nosso Deus! Não há ninguém igual a ti; como temos ouvido dizer, somente tu és Deus; não existe outro.
Apocalipse 1.17-18 – João escreveu: Ele pôs a mão direita sobre mim e disse: Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último. Eu sou aquele que vive.
Depois de firmar-se como rei e trazer a arca da aliança de volta para Israel, Davi tem o propósito de construir um templo, uma Casa par Javé, o Senhor. Num primeiro momento, o profeta Natã aprova a ideia e anima a Davi para tal. Porém, durante a noite, Deus fala com Natã e o manda conversar com Davi e dizer que ele não deveria construir o templo. Deus não queria que fosse ele, mas seu descendente. Deus ainda diz que vai abençoar a vida de Davi e vai protege-lo enquanto viver. O rei aceita isso e vai orar a Deus. Nesta oração ele afirma, louvando ao Senhor, que Ele é o único Deus, que o Senhor é poderoso e não há outro. Isso nos ajuda a entender porque o Senhor se irritava tanto quando o povo procurava e adorava a outros deuses. Não há outros deuses. Tudo o que faziam era orar para uma imagem, para uma estátua sem vida e que nada representava. Deus não tinha ciúmes destes outros deuses. Sua indignação estava posta no fato de que nada havia ali e o povo perdia tempo com orações e adoração a nada. Só o Senhor é Deus. Essa era a confissão israelita e Davi a relembra e reafirma para si mesmo.
O apóstolo João, na ilha de Patmos, ao receber as visões e revelações de Jesus retoma esta confissão. Ele recebe a declaração de Jesus confirmando que tudo se iniciou com Ele e tudo se dirige para Ele. Ele é o único Deus e vive para sempre. Os outros deuses não vivem, são fruto da imaginação dos povos e doutrinas. Nisso nós também nos firmamos. O Senhor Jesus é por nós e tudo está em suas mãos. O fato de colocar sua mão sobre João indica que Ele é o único que pode abençoar ou agir para que algo aconteça. Nada foge de sua vontade e tudo podemos agradecer e bendizer ao Senhor. Essa é a bênção maior que temos. Ele é o nosso Deus e Senhor. Buscar outros deuses é correr atrás do vento e perder tempo precioso. Bendito seja o Senhor Jesus para sempre. Confiemos nele e vivamos segundo Ele. P. Luiz Carlos.