SENHAS DIÁRIAS - 20.04.2021
Gênesis 9.9-10,11 – Deus disse a Noé: Agora vou fazer a minha aliança com vocês, e com os seus descendentes, e com todos os animais: prometo que nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a terra.
Colossenses 1.23 – É preciso que vocês continuem fiéis, firmados sobre um alicerce seguro, sem se afastar da esperança que receberam quando ouviram a boa notícia do evangelho, que tem sido anunciado no mundo inteiro.
A mensagem do relato do dilúvio quer fazer com que se coloque confiança em Deus e no seu propósito de cuidar do ser humano. Houve um excesso por parte de Deus, e Ele percebe isso depois que o dilúvio acaba, e se compromete a nunca mais fazer algo semelhante. O Senhor faz uma aliança unilateral com os seres humanos e, segundo o relato, coloca seu arco nas nuvens como prova desta decisão de não agir de forma semelhante no futuro. O relato objetiva fortalecer a certeza de que Deus tem apenas bons propósitos para nós. Podemos confiar que a vida acontecerá, de forma natural, sem a interferência radical do Senhor. Isso não significa que não haverá a interferência radical do próprio ser humano que está estragando a criação de Deus. O arco íris tornou-se este símbolo de certeza do cuidado de Deus para conosco.
Paulo já anuncia outro símbolo, e alicerce para vida, que é a cruz de Jesus. Também colocada no alto, apontando para a salvação e o cuidado de Deus para conosco. Tanto o arco íris como a cruz nos fazem perceber que a salvação e a vida renovada vêm do alto e de fora de nós. Foi necessário que o pecado, que está em nós, fosse assumido por Jesus. Isso faz com que tenhamos a liberdade de buscar viver conforme Ele ensinou e nos mostrou. Precisamos continuar firmados nesta base firme e inequívoca que são os ensinamentos de Cristo Jesus. Firmados neles seguiremos na confiança de que um novo tempo haverá de acontecer e já podemos colocar sinais desta novidade de vida. Jesus nos dá a alegria de viver segundo os seus propósitos. Podemos dizer que somos o sinal de Deus, de Jesus, de que Ele quer o bem de todos os seres humanos. Brilhemos e mostremos as cores do amor de Deus através de nossas ações e palavras. Este é o nosso alicerce seguro. P. Luiz Carlos