Seu sacrifício vale para sempre

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Hebreus 7.20-28

“Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote, assim como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores, e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu”. (vv. 26ss.)

O sacrifício de Cristo, oferecido uma vez por todas, vale para sempre, e nós somos livres porque cremos nesse sacrifício. Colocar qualquer coisa ao lado dele é pura ofensa a Deus. O próprio Cristo é o sacrifício que ele ofereceu na morte, para nos purificar dos pecados eternamente. Por isso, quando seu sofrimento chegou ao fim e o sacrifício foi oferecido, começou sua honra. Na cruz, desaparecem sua honra, sua boa reputação, seus grandes feitos. Todas as pessoas começam a duvidar se, ao ajudar os outros, fez isso pelo poder de Deus ou pelo poder do diabo. Ali, ele perde a consciência, e a morte tem domínio sobre ele. Porque, se este é para ser um sacrifício, então é preciso que seu sangue seja derramado. O cordeirinho tem de ser imolado. O sacrifício custa sangue. Agora, a luta de Cristo dura apenas um instante. Por isso ele faz o seguinte apelo sacerdotal: “Ah, querido Pai, mesmo que eles tenham e voltado contra mim, perdoa-lhes”.
E o que fez Cristo depois disso? Toma assento no tribunal de Deus. Quando todos o abandonaram e estão pensando que, no caso dele, está tudo terminado, justamente então ele começa seu reinado eterno, representa-nos junto ao Pai, intercede por nós quando somos acusados por causa dos pecados. Uma sentença é proferida contra nós; a consciência atemorizada sente que o pecado provoca a ira de Deus. Nessa situação, nada nos pode ajudar senão o sacrifício de Cristo, que intercede por nós junto ao Pai, dizendo: “Querido Pai, o pecador é fraco e vive angustiado. Quero que você o dê para mim; eu paguei por seu pecado, ele confia em meu eterno sacrifício”.
Agora, quem se afasta desse sacrifício, esse está perdido para sempre.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Sumo Sacerdote Eterno
São mais que os cabelos de minha cabeça Salmo 69.1-16
O eterno Sacerdote Hebreus 5.1-6
Seu corpo e sangue são sacrifício espiritual Hebreus 9.11-15
Seu sacerdócio protege da ira divina Hebreus 9.11-15
Sacrifício pelos nossos pecados João 19.17-22
Maldição em nosso lugar Gálatas 3.6-14
Sua ida ao Pai João 16.1-7
Seu sacrifício vale para sempre Hebreus 7.20-28

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 7 / Versículo Inicial: 20 / Versículo Final: 28
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20254
REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br