Este versículo saudou as participantes do V Congresso Sinodal da OASE no Noroeste Riograndense, reuniu nos dias 16 e 17 em Três de Maio, RS, as lideranças de grupos e coordenadoras paroquiais para avaliar a caminhada, refletir a continuidade do trabalho com a criação da Associação dos Grupos de OASE. Conheça a mensagem do encontro:
Felizes são homens e mulheres que servem”
O V Congresso Sinodal da OASE no Noroeste Riograndense, reuniu nos dias 16 e 17 as lideranças de grupos e coordenadoras paroquiais para avaliar a caminhada, refletir a continuidade do trabalho com a criação da Associação dos Grupos de OASE. A mensagem em anexo retrata bem conclusões do tema abordado e o desafio assumido pelas mulheres.
“Servi ao Senhor com alegria.” Sl 100.2
Com esse versículo saudamos os grupos de OASE em nome das congressistas do V Congresso Sinodal da OASE, sob o tema: “Felizes são homens e mulheres que servem.”
Todo o servir é sinal do amor de Deus por nós!
O Congresso foi uma maneira de revisarmos nossos conceitos, paradigmas e maneiras como estamos servindo em nossas comunidades, grupos, família e trabalho.
Reafirmamos, que todo o servir é sinal primeiro do amor que Deus demonstra por nós, portanto servir para nós OASE é sinal de amor e de humildade. Isto significa que precisamos estar perto dos pequeninos, dos que sofrem.
Servir, não é sinônimo de anular-se ou escravizar-se. Temos exemplo em Jesus que, ao lavar os pés dos seus discípulos não se anulou, nem se escravizou mas foi humilde e espontâneo e nem por isso deixou de ser Senhor (Fl 2.5-11).
Jesus inverteu a tendência competitiva do mundo dando seu maior exemplo no ato humilde do lava pés. Nós devemos servir, não para nos promover assim como o mundo nos impõem através da competição e do individualismo, mas servir com desprendimento, com liberdade e com amor.
Cada pessoa é única para Deus, pois é criada a sua imagem e semelhança. Por Deus nos valorizar como únicas, Ele tem em mente boas tarefas para realizarmos, por isso deu-nos dons (naturais e os que adquirimos) que precisamos desenvolver e colocar a serviço do próximo com dedicação e amor, sem visar retribuição, pois Deus nos amou primeiro enviando seu filho que “veio para servir e não para ser servido.”
Nossa organização mudou de OASE Sinodal para Associação dos Grupos de OASE do Sínodo Noroeste Riograndense, por uma determinação de adequação jurídica, administrativa, mas nossa caminhada continua firme no lema Comunhão, Testemunho e Serviço, pois nossa tarefa é desafiante e comprometedora e se trabalharmos firmadas no amor de Deus e ao próximo poderemos servir com alegria.
Deus nos criou para sermos instrumentos a seu serviço, por isso coloquemos “o boné da esperança e do otimismo” (Lia Luft) e continuemos caminhando.
Tês de Maio, 16 e 17 de agosto de 2006