Seja forte e corajoso

Senhas diárias

23/03/2021

SENHAS DIÁRIAS - 23.03.2021
Josué 1.9 – Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso!”.
2.ª Timóteo 1.7 – O Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor
e nos torna prudentes.
Josué foi auxiliar de Moisés durante boa parte da caminhada do povo através do deserto, em direção à terra prometida. Ele aprendeu com Moisés como liderar o povo e tinha a aprovação de Deus para isso. Quando Moisés morre, sua liderança passou naturalmente para seu auxiliar, Josué. Deus ratifica isso conversando com o novo líder e lhe diz algo que vale para nós também. É esta palavra que está resumida no versículo acima: Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. É uma palavra de extremo encorajamento diante de uma tarefa muito grande que se propunha diante de Josué. Ele se sabe limitado em suas capacidades, assim como Moisés era, mas também sabe que o Senhor Deus é que o conduz, juntamente com o povo. Esta palavra vale para cada uma e cada um de nós também hoje. Somos imperfeitos e temos limitações em nossas capacidades. Mesmo assim o Senhor acredita em nós e nos envia para viver e testemunhar a fé em Jesus, o Cristo. Você e eu, somos chamados para esta tarefa e temos a promessa do próprio Cristo que estará conosco até os novos céus e a nova terra se estabelecerem.
É o que Paulo diz a seu discípulo Timóteo. Ele anima o rapaz a confiar na presença e ação do Espirito Santo de Deus, pois este Espírito dá poder, dá coragem, dá amor e ensina a viver segundo a palavra de Jesus. Ele anima a manter a firmeza na fé e na vivência diária para sermos testemunhas de seu amor pelo mundo. Não estamos sós em nossas fraquezas. Deus também usa as fraquezas para mostrar que nada é maior que sua poder sobre nós. Podemos e devemos ser fortes e corajosos diante das situações da vida, pois todas elas estão sob o olhar e a vontade do Pai. Recebemos a disposição para amor a Deus e ao próximo do próprio Santo Espírito de Deus. Nestes tempos de recrudescimento desta pandemia, nosso olhar precisa estar direcionada e firmado no Cristo, pois Ele é por nós e nos fortalece. Sejamos fortes e corajosos, alicerçados na fé em Cristo Jesus para seguirmos nos caminhos do Senhor e servirmos a Ele com firmeza e confiança.

P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61612
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br