Caros irmãos e irmãs,
Cumprimentamos vocês com o tema da Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2022: “Vimos o seu astro no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem”. (Conf. Mt 2.2)
Celebrar a esperança é talvez nosso principal desafio neste período caracterizado por conflitos sociais, guerras, impaciência para o diálogo e destruição ambiental.
Nosso Conselho de Igrejas, este ano comemora 40 anos de existência. Somos profundamente gratos e gratas a Deus por chegarmos tão longe como um Conselho cuja principal vocação é o diálogo e a construção de pontes, tanto entre igrejas quanto entre religiões.
A IECLB faz parte desde o primeiro encontro entre igrejas, realizado na década de 1970. Naquele tempo, igrejas foram provocadas por suas comunidades que, motivadas pelo dia a dia de suas vidas ultrapassavam as fronteiras confessionais e passavam a conviver, celebrar, solidarizar-se com seus vizinhos e vizinhas de diferentes tradições cristãs. Foram as pequenas comunidades que estimularam o diálogo entre igrejas e a descoberta de que podemos ser diferentes na forma de celebrar, podemos ter compreensões doutrinárias diferentes, mas o fundamento de todas as igrejas é um: a fé em Cristo Jesus.
Nestes 40 anos, a IECLB sempre foi presença forte e constante no CONIC. Ela amparou o CONIC em seus momentos de crise, mas também esteve junto nos momentos de celebração de alegrias.
A IECLB tem o ecumenismo como um de seus princípios constitucionais. A prática ecumênica da IECLB vai além da retórica e da formalização burocrática, mas é concreta ao fazer-se presente nos principais momentos da história ecumênica no Brasil. Este engajamento revela-se no reconhecimento público da IECLB como uma igreja de diálogo e engajada nas ações de afirmação do bem comum e dos direitos humanos.
Desejamos que este XXXIII Concílio seja um momento de reafirmação desta compromisso e que a IECLB saia fortalecida para seguir com o seu testemunho cristão.
Com abraços ecumênicos,
Membros da Diretoria do CONIC