Tocando pela Vida
Relatório de Atividades 2005
Localização: Serra, Belo Horizonte, MG
Beneficiados: ca. 60 crianças e adolescentes
Parceiros em 2005: - Fundação Luterana de Diaconia
- Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte
Mais detalhes: Site do Tocando Pela Vida
O ano de 2005 trouxe ao Projeto Tocando Pela Vida experiências muito proveitosas, das quais se destacam os dois concertos realizados, em julho e dezembro. Ao todo, cerca de 60 educandos, de 8 a 18 anos foram beneficiados. Três percussionistas deixaram o Coral de Flautas por estarem simultaneamente envolvidos em outros projetos de arte-educação realizados pela IBML com a parceria do Corpo Cidadão.
As oficinas de iniciação musical, realizadas no Centro de Integração Martinho, abordaram questões práticas e teóricas. Durante o primeiro semestre, a musicóloga Annette Maurer atuou voluntariamente como educadora do Projeto. No segundo semestre, foi contratada uma nova educadora para as oficinas de iniciação musical, Luciene de Jesus Rosa, integrante do Coral de Flautas. Ao todo as oficinas contaram com cerca de 40 educandos, divididos em seis turmas.
Os ensaios do Coral de Flautas foram às terças e quintas feiras no Centro Comunitário da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte, CECLBH. No primeiro semestre foram enfatizadas a expressão e a sonoridade, além da conjuntura sócio-política no Brasil durante a década de 1960, período de composição das músicas estudadas e praticadas pelo Coral.
No final do primeiro semestre, foi realizada uma apresentação no Teatro da Assembléia, onde foi exibido o conteúdo musical trabalhado no primeiro semestre. O espetáculo, intitulado Balada para um Louco, foi gravado ao vivo. Desse material foram selecionadas algumas musicas para serem incluídas no CD promocional do Projeto Tocando Pela Vida, a ser lançado em abril de 2006.
No segundo semestre foram enfatizados a multiplicidade rítmica dos estilos de música brasileira. O choro, a toada mineira e o samba foram alguns dos gêneros abordados e apresentados na Tocatta Natalina, em dezembro de 2005, no Teatro Izabela Hendrix.
As duas principais apresentações contaram com a participação de diversos músicos profissionais que atuaram voluntariamente
Em julho, o Coral de Flautas Tocando Pela Vida participou do programa Globo Horizontes, na Rede Globo Minas. A exibição teve grande repercussão e contribuiu significativamente na construção da identidade e elevação da auto-estima do grupo.
Os seis anos do Projeto foram comemorados em setembro com um agradável churrasco no Clube Olímpico. A festa contou com a ajuda voluntária de Roberto Grosze Nipper, como churrasqueiro.
Gelson Luiz, Coordenador do Projeto Tocando Pela Vida