Relatório Presidência da IBML - 2005

12/03/2005

Assembléia Geral Ordinária
12 de Março de 2005

Confira agora o relatório apresentado durante a Assembléia Geral Ordinária da IBML, realizada no dia 12 de Março de 2005, na Igreja da Paz:

Diaconia: que resultados buscamos?

Solicitamos ao leitor para refletir sobre os resultados, tanto das Unidades de Trabalho Diaconal, quanto da Coordenadoria Executiva. Pedimos que meditem sobre o que significa a ação diaconal da IBML relacionada com a fé cristã. Por que fazemos? Essa é a nossa motivação. Para desenvolver o trabalho precisamos de um método que nos indique quando, onde e, sobretudo, como fazemos (Razão). Toda a ação planejada leva a ações específicas, o da prática, que nos indica em que direção caminhamos (Ação). Devemos pensar o que representa para o idoso, para a criança, para o adolescente e para suas famílias a aproximação de alguém que quer acolher, conhecer e ajudar. A fase da comunhão - amar, ouvir e incluir - é importante para as pessoas envolvidas. A ação diaconal objetiva, intencionalmente, criar esperança, transformar e propiciar o desenvolvimento psico-afetivo e físico e também uma melhoria da qualidade de vida das pessoas, enfim, a criação de horizontes.

Pretendemos, com o parágrafo anterior, relembrar as Linhas Diaconais de Ação e o Plano de Metas em vigor desde 2003, com as correções de percurso necessárias, que nos sinalizam os princípios e a direção de todo o trabalho desenvolvido na IBML e nas suas unidades.

Administrar os recursos com mais competência, sejam financeiros ou materiais, bem como capacitar as pessoas da equipe, é uma necessidade cada vez mais presente. As entidades e as empresas que se preocupam com a responsabilidade social estão cada vez mais atentas para avaliar os resultados que as instituições estão alcançando.

O desafio de implantar a reestruturação planejada deu passos significativos no ano de 2004, em busca da modernização gerencial, como podemos observar pelos relatórios. Especialmente merece registro as ações da Coordenadoria Executiva, que através dos seus integrantes - P. Gert Müller, Mário Romanelli e Silvana Knup - buscaram no trabalho em equipe, entre si, em diálogo com as unidades e também com os parceiros, superar dificuldades e conflitos, propondo soluções e operacionalizando as decisões do Conselho Deliberativo. Esforço na conquista de novas parcerias representaram uma melhoria significativa na captação de recursos financeiros, superando o orçado para o ano. Pela primeira vez, por exemplo, a Creche Cantinho Amigo, desde que foi criada, termina o ano com superávit.

Por outro lado, outras unidades precisam de mais atenção e ação do Conselho Deliberativo; como exemplo, citamos o Lar Luisa Griese (LLG) que encerra o ano com um expressivo déficit. A administradora do LLG, Isaura Berger Jacobsen, tem se esforçado em controlar custos, sem prejuízo da qualidade de atendimento, e em manter o Lar, se possível, sem ociosidade. Precisamos retomar planejadamente a obra de ampliação do LLG, obtendo um orçamento, por etapas, e captarmos parcerias.

Lembrando o que disse Stephen Kanitz no artigo Paz de Espírito revista Veja, edição 1775 de 18/02/2004, disponível também no portal www.luteranos.com.br A maioria das entidades beneficentes, aquelas que ajudam os outros, vive intranqüila. A falta de reservas líquidas ou de colchão de segurança financeira deixa todos os nossos líderes sociais intranqüilos e complica o esforço de arrecadação.

Verificamos, pelos relatórios financeiros colocados à disposição desta assembléia, que faz muito sentido as afirmações do Prof. Kanitz também para a nossa realidade. Este é o grande desafio da IBML, buscar parceiros que comunguem com esta visão para podermos enfrentar com maior capacidade as prioridades na área social e contribuirmos para a diminuição da exclusão social em nosso país. Temos de estar preparados para sermos eficazes - porém, com humanidade.

Queremos registrar agradecimentos às coordenadoras de unidades e de projetos, aos colaboradores, aos voluntários, aos doadores do Brasil e do exterior e aos parceiros, tanto empresas quanto entidades, do Brasil e do exterior.

Agradecemos também o apoio dos membros e dos obreiros da CECLBH, do seu Presbitério, do Conselho Paroquial e, especialmente, dos membros da IBML, seu Conselho Consultivo, Conselho Fiscal, dos colegas do Conselho Deliberativo e da Coordenadoria Executiva.

E, para finalizar, os resultados diaconais alcançados até aqui, nas quatro unidades, nos animam na caminhada e enchem-nos de fé e esperança para tornar realidade o ensinamento de Isaias: Não haverá mais criança para viver poucos dias, nem idoso que não cumpra os seus anos Is. 65.20.
________________________________________
Belo Horizonte, março de 2005.
Miltom de Oliveira
Conselheiro-Presidente do
Conselho Deliberativo da IBML
 


Autor(a): Miltom de Oliveira
Âmbito: IECLB / Organismo: IBML - Instituição Beneficente Martim Lutero
Natureza do Texto: Prestação de contas
Perfil do Texto: Relatório
ID: 21773
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br