Relatório Pastoral 2009

10/03/2010

Introdução

Eu, a Carin, a Bruna e a Letícia chegamos em Petrópolis em 11 de agosto de 2009. Este relatório está sendo escrito contendo os primeiros meses de trabalho e convívio nesta Comunidade, de 15 de agosto a 31 de dezembro.

Nestes primeiros meses, muitas experiências já puderam ser vividas. Diversos foram os momentos de celebração, de convívio, de trabalho em grupos, de visitação e conhecimento dos membros desta Comunidade.

Queremos, em primeiro lugar, agradecer a acolhida, o carinho e a amizade que encontramos aqui. Agradecer também a boa infra-estrutura de trabalho que foi proporcionada.

No trabalho pastoral nestes primeiros meses, de agosto a dezembro de 2009, destacamos:


Cultos festivos especiais:

- 30 de agosto - Culto festivo de comemoração dos 164 anos da Comunidade e instalação do P. Elton no pastorado e da Pa. Carin como pastora voluntária.

- 13 de setembro – Culto especial alusivo aos 25 anos do grupo de casais I

- 13 de setembro - Culto de dedicação do novo local de culto no Rocio

- 10 e 11 de outubro – Noite do soninho e culto de lembrança do batismo com participação doCulto Infantil

- 18 de outubro – Culto de Ação de Graças

- 01 de novembro – Culto alusivo ao Dia da Reforma

- 20 de dezembro – Presépio

- 27 de dezembro – Culto de Ação de Graças pela formatura de Marcio Simões da Costa como Bacharel em Teologia, sendo Márcio o primeiro membro desta Comunidade a concluir o curso de teologia com vista ao pastorado em nossa igreja.


Além disso, os grupos de trabalho e outros setores de trabalho em nossa Paróquia colocaram muitos sinais do Evangelho através de seus trabalhos:


1. Culto Infantil. É um setor autônomo dentro da Paróquia, contando com boas lideranças. Além do culto para as crianças, realizado nos domingos às 09h, acompanhei a realização da Noite do Soninho, com a participação especial das crianças no culto do domingo. O desafio continua sendo o de integrar um maior número de crianças neste trabalho e também de buscar mais pessoas para o trabalho de orientadoras.


2. Ensino Confirmatório. Desde setembro, trabalhei com duas turmas de Ensino Confirmatório: o primeiro ano, com 04 jovens e o segundo ano, com 07 jovens.


3. OASE. O trabalho com o grupo da OASE é muito gratificante. Nestes primeiros meses, muitos foram os momentos de estudo e confraternização. A OASE tem lideranças ativas e existe um bom relacionamento entre as mulheres. Destaca-se a atuação do grupo de OASE nos diversos eventos realizados pela Comunidade. O grupo é composto de cerca de 50 mulheres, com participação de 25 a 45 pessoas nas reuniões.


4. Tarde da Feliz Idade. É um setor muito bem estruturado e organizado, contando com um grupo de apoio muito forte para a realização dos seus eventos. Realiza três a quatro encontros anuais nos sábados à tarde. É um excelente espaço de reflexão, convívio e confraternização para os idosos.


5. Presbitério. O presbitério é responsável pela organização estrutural e também responde por todas as manifestações da Igreja Luterana, juntamente com o pastor. As reuniões mensais permitem o debate de vários assuntos que dizem respeito à vida da Comunidade. Nestes meses de convívio, percebo a dedicação das pessoas pela causa do Evangelho. Também iniciamos o estudo da Confissão de Augsburgo, que é um documento base de nossa Confessionalidade Luterana.


6. Cultos dominicais. Os cultos no templo central são realizados todos os domingos, às 09h. Nos cultos, celebramos nossa fé e nossa vida, com batismos, orações memoriais, homenagem aos aniversariantes, bodas, lembrança de batismo, além do fato do culto ser a celebração da própria vida como dádiva de Deus e o momento de ouvir a vontade de Deus para esta vida. Além do culto em língua portuguesa, também é realizado periodicamente pela P. Carin o culto em língua alemã. Também são realizados cultos mensais em três pontos de pregação: Rocio, Fazenda Inglesa e Dias de Oliveira.


7. Estudo bíblico: Há dois grupos de estudo bíblico na Comunidade. Os estudos bíblicos são realizados nas casas, com participação de pessoas que moram próximas. O desafio que permanece é o de conseguir um número maior de participantes nestes estudos.


8. Visitas. De 01 de setembro a 30 de dezembro (04 meses), foram realizadas 61 visitas pastorais. Além das visitas pastorais, o grupo de visitadores também realiza seu trabalho de visitação.


9. Grupos de casais Os três grupos de casais de nossa Paróquia constituem-se de forma diversa e cada qual tem sua própria característica e caminhada. Os assuntos debatidos em cada grupo são determinados pelos mesmos de acordo com a determinação dos integrantes em conjunto com o pastor.


10. Grupo de Canto O objetivo do grupo de canto é auxiliar nos hinos dos cultos. Ensaiamos e aprendemos hinos desconhecidos da Comunidade nos ensaios e os ensinamos à Comunidade no culto dominical. O objetivo para 2010 é estar presente em dois cultos mensais.


11. Grupo de Apoio Musical É o grupo que coordena o acompanhamento musical nos cultos dominicais, fazendo o contato com os músicos, coordenando a escala musical dos mesmos. O desafio consiste em integrar novos músicos e instrumentos.


12. Assistência Social A Assistência Social de nossa Paróquia distribui principalmente alimentos não perecíveis às pessoas cadastradas, além de roupas e brinquedos. A meta para 2010 é aumentar o número de produtos por família atendida. Para isso, foi implementado o culto do Kg, no primeiro domingo de cada mês, onde os membros da Comunidade são incentivados a trazer um ou mais quilos de alimentos para ofertar à assistência social.


13. Jornal Tribuna de Petrópolis O Jornal “Tribuna de Petrópolis” disponibiliza espaço para um artigo semanal para a nossa Comunidade.


14. Perspectivas para 2010 Para 2010, a perspectiva é manter os trabalhos já existentes, além de iniciar o trabalho com os jovens, buscando formar um grupo de jovens nos sábados à tarde. Também será iniciado um novo grupo de estudo bíblico no Alto da Derrubada, com duas reuniões mensais, sempre na segunda e quarta terça-feira do mês.


15. Pastorado voluntário da Pastora Carin Rahmeier Especificamente em relação ao pastorado voluntário, tentamos aproveitar ao máximo este período de chegada na Paróquia para observar as maiores necessidades e, a partir delas, ir encaminhando prioridades. Nestes primeiros meses nos pareceu importante participar de eventos diversos, mas sempre com o objetivo de ir conhecendo a realidade da Paróquia e da região, bem como o contexto social e ecumênico de Petrópolis. Além dos cultos em alemão, podemos destacar também visitas realizadas no Morro do Gavião, bem como uma celebração de Advento com Santa Ceia no mesmo lugar.


Conclusão Diversos são os setores de trabalho da Comunidade. Todos com o objetivo de fortalecer as pessoas na fé, levar a boa nova do Evangelho e de fazer que esta boa nova frutifique. Queremos como Igreja, em 2010, continuar a anunciar que a missão de Deus é a nossa paixão, rogando que Deus não nos deixe faltar nada com o lema bíblico: “dá-nos hoje o pão de cada dia”. Para 2010 pedimos que Deus nos dê sua orientação, sabedoria e a força do seu Espírito Santo para podermos, da melhor forma possível, ser mensageiros da sua Boa-Nova de vida e salvação.

 

(apresentado na Assembléia Geral Ordinária da Comunidade em 13 de março de 2010)
P. Elton Pothin, Pa.. Carin Rahmeier
 


 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Prestação de contas
Perfil do Texto: Relatório
ID: 9460
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br