Relatório Lar Luisa Griese - 2006

06/03/2006

Lar Luisa Griese
Relatório de Atividades 2005

Localização: São José da Lapa, MG

Beneficiados: ca.10 idosos

Parceiro: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte

Mais detalhes: Site do Lar Luisa Griese 

Localizado em São José da Lapa, a 20 km de Belo Horizonte, o Lar dispõe de toda a infra-estrutura necessária para garantir o direito de envelhecer com dignidade, priorizando a independência, privacidade, contato com a natureza e a manutenção da identidade e do convívio social.

As áreas comuns são amplas, confortáveis e de fácil acesso para estimular a independência. Além disso, o Lar dispõe de um lago e uma grande área verde, com horta, pomar e jardim.

No começo de 2005, moravam no Lar Luisa Griese dez idosos. Como ao longo do ano faleceram dois, um saiu e houve duas entradas, o Lar terminou o ano com nove residentes.

Dessa forma, o Lar Luisa Griese continuou trabalhando com um total de residentes abaixo de sua capacidade e gerando déficits, pois para cobrir os gastos é necessário ter pelo menos onze residentes. Para tentar mudar esse quadro, a coordenadora do Lar, Isaura Berger, fez uma pesquisa em outros lares para idosos para identificar o diferencial de outras instituições similares e as razões do baixo índice de moradores.

A pesquisa verificou que os dez melhores estabelecimentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte têm um número significativo de vagas. Desse modo, constatou-se que a dificuldade de se conseguir residentes não é exclusiva do Lar, mas está inserida num contexto mais amplo. Durante essa pesquisa foi observado, ainda, que o valor das contribuições das famílias para a manutenção dos idosos no Lar é igual ou inferior ao das demais entidades.

Como justificativa para o baixo número de idosos em lares, chegou-se a conclusão de que os idosos e seus familiares não estão habituados a esse tipo de residência. Ainda tem-se em mente os asilos onde os idosos não são tratados dignamente.

Assim, uma das saídas encontradas para reduzir o déficit corrente do Lar Luisa Griese foi divulgar melhor o seu serviço, ressaltando que o objetivo do Lar é dar ao idoso o direito de envelhecer com dignidade e privacidade. Foi produzido, então, um folder a ser distribuído em locais específicos, onde os idosos mais independentes têm acesso, e foi feito um trabalho mais próximo com a imprensa, principalmente com o jornal Hoje em Dia, que além de divulgar a comemoração do Dia do Idoso (14/09/05, p. 14), também publicou uma reportagem completa sobre o Lar (Caderno Eu Acredito, dia 15/01/06, p 3). Essa última matéria trouxe dois interessados ao Lar, dos quais um se mudou já em fevereiro. 

Melhorias

Com o objetivo de garantir o bem estar dos nossos residentes, foram feitas diversas melhorias, graças a doações de terceiros: a varanda principal foi reconstruída, o jardim e a entrada foram trabalhados, o piso externo foi pintado, foram instalados corrimões na varanda e uma televisão foi doada
Em novembro a Coordenadora, Isaura Berger, freqüentou o curso de habilidades gerenciais, oferecido pelo SENAC — Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Durante dez dias foram ensinados, através de filmes, dinâmicas, debates e aulas expositivas, as principais características de uma liderança administrativa.

Principais atividades

Durante 2005 foram feitos diversos passeios regulares, a Vespasiano, onde os idosos puderam tomar sorvete, ao Neckartal, delicatesse alemã, para um delicioso café com tortas, ao presépio do Pipiripau, com piquenique, entre outros. Como todos gostam de festas, todos os aniversários são comemorados com grande alegria; com a participação das famílias do aniversariante.

No primeiro domingo de cada mês é realizado um culto com a participação dos residentes, dos músicos Edith e Abílio, além de alguns convidados.

Quinzenalmente, nas quartas-feiras, Pastor Gert celebra um devocional com os idosos e visitantes.

Muitos visitantes foram ao Lar em 2005, principalmente membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte, dentre os quais se salienta a visita regular da senhora Elisabeth Renger e um grupo de 30 pessoas, vindas de Teófilo Otoni, que passou uma tarde no Lar, com muita música e dança.

Durante 2005 foram realizadas, ainda, diversas comemorações no Lar Luisa Griese. É importante lembrar que as festas são voltadas para o convívio dos idosos, com exceção do Churrascando com a Mamãe, que também tem como objetivo a captação de recursos. 

• Fevereiro: festa de carnaval, com desfile de máscara, bandinhas de época e apresentação da peça teatral Coração Triste;

• Abril: comemoração da páscoa, com amigos dos residentes e colaboradores do Lar, com ovos de chocolate e café da tarde especial;

• Maio: tradicional Churrascando com a Mamãe, contando com a participação de aproximadamente 200 pessoas;

• Julho: Festa Julina, com comida típica e música ao vivo, com cerca de 50 pessoas;

• Setembro: comemoração do dia do idoso, com a participação de aproximadamente 60 idosos, envolvendo os da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte, CECLBH. Foi um dia inteiro de movimentação no Lar, café da manhã, meditação, almoço, atividades, bingo e encerramento com café e muitas tortas;

• Outubro: almoço com comidas típicas baianas, entre os residentes e colaboradores;

• Novembro: rodízio de pizza, com convidados especiais os aposentados amigos da Sra. Edelweiss, e;

• Dezembro: festa de natal com a participação de cerca de 100 pessoas, principalmente convidados dos residentes.

Isaura Berger, Coordenadora do Lar Luisa Griese
  


Âmbito: IECLB / Organismo: IBML - Instituição Beneficente Martim Lutero
Natureza do Texto: Prestação de contas
Perfil do Texto: Relatório
ID: 21784
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br