Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? - Isaías 6.8

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

23/02/2021

Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Alfredo Jorge Hagsma pastor na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Paróquia Cristo Salvador em Curitiba, vice pastor-sinodal do Sínodo Paranapanema. O tema de nossa reflexão para este momento é: Disposição e Diálogo.

Quando lemos no livro do profeta Isaías 6.8: “Ouvi o Senhor dizer: Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: Aqui estou eu. Envia-me a mim”. Compreendemos, a partir dessa palavra, que Deus chama pessoas para a sua obra. Assim Ele chamou Isaías para ser profeta e este prontamente se colocou à disposição para servir. Diferente de outros profetas, Isaias não arruma desculpas, mas ele próprio se oferece antes mesmo que Deus o convoque.

A função de um profeta no Antigo Testamento consistia basicamente em denunciar o pecado humano e anunciar a graça e o poder de Deus. O profeta Isaias insiste que o pecado, a desobediência e a falta de fé em Deus podem levar a nação a desgraça. E de fato, o que o profeta alertava acaba acontecendo. O povo é levado em cativeiro para fora de seu país, advém um tempo de desgraça, exploração, humilhação e sofrimento. No entanto, a história não termina assim, para este povo, o profeta anuncia a libertação, garantindo que Deus mesmo os trará de volta do cativeiro para recomeçarem a vida em Israel. E isto, não por mérito do povo, mas pela infinita misericórdia divina. Isaías é também aquele que anuncia a vinda de um descende de Davi, que será o rei ideal, e fala de uma época de paz e prosperidade para o mundo.

Também nós somos chamados e chamadas para denunciar o pecado humano, tudo aquilo que nos afasta de Deus e que causa desgraça para a humanidade, e ao mesmo tempo anunciar que em Deus podemos experimentar graça e paz, vida plena e abundante aqui, agora e depois. E nós, assim como Isaías, temos disposição para esta missão?

Oremos: Querido Deus, que o teu Espírito desperte em nós a mesma disposição dada ao profeta Isaías. Dá-nos coragem para denunciar o pecado humano e anunciar com alegria salvação que só Tu podes dar. Por Cristo, Jesus, nossa Paz. Amém.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade. 


Autor(a): Alfredo Jorge Hagsma
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61711
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br