O Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestina e em Israel (PAEPI/EAPPI) é uma iniciativa do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e das igrejas de Jerusalém, que traz voluntários de todo o mundo para vivenciar a realidade da ocupação militar israelense nos territórios palestinos, por um período de três meses.
Os Acompanhantes Ecumênicos (AEs), durante esse período, fornecem presença protetiva para comunidades vulneráveis, monitoram e reportam abusos aos Direitos Humanos e auxiliam palestinos e israelenses em seus esforços pela paz. Além disso, ao voltar para casa, os AEs iniciam campanhas visando à resolução justa e pacífica do conflito, com o fim da ocupação militar israelense e o respeito ao Direito Internacional.
O PAEPI/EAPPI foi estabelecido em 2001 e, desde então, cerca de 1.000 voluntários tiveram a oportunidade de residir na Cisjordânia, acompanhando a situação humanitária de sete localidades diferentes: Jerusalém Oriental, Belém, Hebron, Colinas ao sul de Hebron, Tulkarm, Jayyous e Yanoun. No âmbito da IECLB, dois jovens, Eduardo Minossi e Érico Loyola, da Paróquia Matriz, de Porto Alegre/RS, já tiveram a oportunidade de participar das atividades desenvolvidas pelo PAEPI/EAPPI.
O Programa, ainda, visando a não tomar lados no conflito, e apregoando a busca por uma paz justa, guia-se pelos princípios do Direito Internacional Humanitário e dos Direitos Humanos, aí incluídas as diversas resoluções da ONU sobre o tema.
Para inscrever-se, é necessário entrar em contato com o Coordenador Nacional, Presbítero Darli Alves de Souza, pelo email darli@claibrasil.org.br, ou com um dos participantes, Eduardo Minossi (edminossi@gmail.com) ou Érico Loyola (ericoloyola@gmail.com), solicitando-lhes formulário de inscrição.
Eduardo Minossi e Érico Loyola estão motivados e dispostos a visitar comunidades e entidades da IECLB para falar de suas vivências, entre em contato.
Para mais informações, visite o site do EAPPI (www.eappi.org).