Preservar o Evangelho...

Senhas diárias

10/07/2020

SENHAS DIÁRIAS - 10.07.2020
Por muitos anos a mensagem de fé e as histórias do povo de Israel eram transmitidas de mãe e pai para filhas e filhos via oral. O ensino era feito desta forma. Os textos mais antigos que estão conservados datam de +- 1000 a.C. São cópias de escritos originais que não existem mais. Os livros mais antigos do Antigo Testamento foram composto depois de 900 a.C. Antes, a mensagem era preservada pelo ensino oral. Toda a história do povo, desde a criação, veio sendo preservada através das famílias e dos sacerdotes, profetas e pessoas que se preocupavam em ensinar as verdades de Deus. O salmista louva este ensino e agradece porque a palavra do Senhor foi mantida para que as gerações seguintes pudessem continuar sua caminhada de fé nem Deus. O louvor a Javé, o Senhor, foi continuado pelas famílias, e pelo povo, que tinham o propósito de adorar ao Deus verdadeiro. Isso se manteve e a história continuou até os tempos de hoje.
Paulo sabe da importância que o ensino familiar tem para a preservação da fé e das palavras do Antigo Testamento, de Jesus e dos apóstolos. Os primeiros livros do Novo Testamento foram escritos por volta do ano 50 d.C. Até ali, desde o ano de 33, quando Cristo ascendeu aos céus, suas palavras foram preservadas pelo ensino oral dos apóstolos e das famílias de cristãos que ensinavam suas filhas e seus filhos. A tradição oral foi responsável por manter viva a palavra de Jesus. Quanto mais as famílias ensinam às gerações seguintes e transmitem as palavras de Cristo, mais pessoas serão atingidas e a fé se espalhará por todos os cantos. Mesmo depois de escritos os primeiros livros do Novo Testamento, o ensino oral continuou responsável por manter a palavra, pois não havia livros para todos. As famílias continuavam sua missão de ensinar e preservar o que Jesus deixou. Isso se mantém também hoje, pois nós somos responsáveis por ensinar nossas filhas e nossos filhos, com nossas palavras e com nosso jeito de viver, o caminho da vida cristã e do servir ao Senhor Jesus. Façamos assim e preservemos o Evangelho de Jesus em palavras e ações.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57664
REDE DE RECURSOS
+
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br