A Palavra de Deus fala com você neste tempo de Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Sou Rosane Pletsch, pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em Maringá. O tema da nossa reflexão hoje é anúncio e diálogo e o texto bíblico previsto é do profeta Jeremias, cap.1. 17, que nos diz o seguinte: “Prepare-se para ir. Vá dizer a eles tudo o que eu mandar”.
Jeremias foi chamado para ser profeta para as nações. O que é ser profeta, profetiza? É alguém chamado/a, vocacionado/a e cuidado/a por Deus para falar ao povo. Denunciar e anunciar. Via de regra, cabe ao profeta/profetiza proferir mensagens críticas da parte de Deus. O motivo? Resumidamente, a desobediência do povo ao primeiro mandamento. Foi assim para Jeremias! Era preciso dizer palavras duras, apontar o pecado e a contrariedade de Deus para com os rumos da história. As pessoas queriam viver sem regras, egoisticamente, sem amor e respeito a lei de Deus, a qual gerava proteção e vida digna. A denúncia que este jovem profeta, chamado Jeremias, teve que fazer não era para condenar, mas para aproximar e anunciar a salvação de Deus ao povo. Que o povo se arrependesse, se aproximasse de Deus e fosse salvo.
Há muita semelhança neste texto com os dias em que estamos vivendo. Sabemos que dias melhores, um mundo melhor, sustentável, saudável, justo requer mudanças profundas. Não será na busca por uma espiritualidade rasa que esconde as causas e as consequências de tudo o que estamos vivendo, afirmando superficialmente, que tudo está bem, ou que isso é obra de Deus, que alcançaremos a vida prometida por Deus. Muito menos na fé que distorce e omite a verdade dos fatos. Por isso, é preciso uma fé alicerçada na escuta a Deus, uma fé profética, que ouve, que conhece, que sabe, a partir de Deus, e não de interesses próprios, o que precisa ser dito, anunciado e feito. Disso provém a nossa salvação. Esse é também o fundamento do verdadeiro diálogo.
Oração. Amado Deus, faça com que possamos te ouvir atentamente. Pois, somente assim saberemos que rumo queres que tomemos. Nossa vida está em tuas mãos, orienta-nos e nos dê a tua proteção.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC. Que Deus nos abençoe.