Por que tanto lixo?

26/02/2016

Depois do nosso planejamento, realizado no dia 30 de janeiro, as comunidades, em Cuiabá, MT, realizaram várias atividades de estudos e cultos com o tema da campanha da fraternidade ecumênica 2016. Casa Comum, Nossa Responsabilidade foi refletido nestes momentos. A mensagem bíblica se encontra em Amós 5.24, onde Deus diz: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.

Lembramos que a Campanha da Fraternidade 2016 é ecumênica. Como membro da comissão, ajudei a escrever todo material que está sendo usado na campanha. Depois de 2 anos e meio de trabalhos de preparação, foi feito o lançamento nacional, em Brasília, no dia 10 de fevereiro, com coletiva nacional da imprensa, audiência com ministros de Estado e Presidência do Brasil e culto na IECLB de Brasília, à noite daquele dia. Além de mim, participaram o pastor Presidente, Dr. Nestor Friedrich, Pastora Romi Benke, Pastores sinodais Inácio Lemke e Dalcido Gaulke.

Agora, as atividades estão ocorrendo em diferentes lugares do Brasil e do mundo, pois, também a Igreja da Alemanha participa. Estudamos o tema em todas as salas de aula, na faculdade onde leciono. Participarmos de um curso de formação para professores, promovido pelas Paulinas Livraria, em Cuiabá, no dia 20 de fevereiro.

No culto no Jardim Vitória, enfocamos o tema com a pergunta “POR QUE TANTO LIXO”? No livrinho do ensino médio, tem sugestões práticas muito boas. Conta a história de 3 irmãs gêmeas. Elas estão insatisfeitas com as montanhas de lixo, esgoto e água contaminada. Resolveram agir. Maria assumiu o “Projeto Sacola Retornável”. Organiza oficinas de fabricação de sacolas retornáveis. Ao mesmo tempo, esclarece as pessoas para evitarem o uso de sacolas plásticas. As sacolas que elas fabricam são muito lindas e servem, até mesmo, para passear.

Marta assumiu o “Projeto de Reciclagem de Óleo de Cozinha”. Ela descobriu que um litro de óleo de cozinha polui 20 mil litros de agua boa, estragando-a. Ela articulou-se com uma cooperativa que produz sabão a partir da reciclagem de óleo de cozinha usado. Cada 15 dias ela recolhe o óleo gasto nas residências do seu bairro e o encaminha para a cooperativa. Ela incentiva sempre os moradores para guardarem óleo usado, em recipientes, e nunca jogá-lo na pia.

Marília conta com a participação dos moradores e sua atividade vai além disso. Ela organizou um grupo que assumiu o “Projeto Empresa Cidadã”. Ela escreve e faz reuniões com diretores de grandes empresas, pedindo que elas invistam em tecnologias ambientalmente sustentáveis. Quando as empresas assumem mudanças e retornam com informações sobre suas mudanças de comportamentos que visam reduzir a produção de lixo, o projeto estimula as pessoas adquirirem produtos das empresas cidadãs que tem compromisso social.

Marta, Marília e Maria sãos três irmãs jovens comprometidas com a vida. Que atitude você assume no dia a dia para diminuir a produção do lixo?

Pastor Teobaldo Witter


Autor(a): Teobaldo Witter
Âmbito: IECLB
Área: Ecumene / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Natureza do Texto: Artigo
ID: 36907
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br