Pobre e feliz

Senhas diárias

11/11/2020

SENHAS DIÁRIAS - 11.11.2020
O autor de provérbios está exortando seus ouvintes e leitores a perceberem que a riqueza sem os valores e a vontade de Deus é inimiga da verdadeira felicidade. Mas ele está falando para quem tem consciência clara de que o mais importante é viver segundo Deus. Certamente quem tem riquezas e não tem esta consciência da presença de Deus vai entender, erroneamente, que a própria riqueza é bênção do Senhor. Riquezas que são construídas sem a consciência de Deus podem trazer felicidade e alegria. E muita felicidade e alegria. Isso ninguém duvida. Vemos o nosso mundo cheio destas riquezas. O que o autor de Provérbios quer ressaltar é que não são alegria e felicidade que vêm de Deus. Só quem tem realmente consciência dos valores de Deus, entenda-se o Deus bíblico, consegue discernir entre alegria de Deus e alegria resultante de riquezas sem Deus. Por isso ele diz que é melhor ser pobre e manter a fidelidade ao que Deus quer, do que ser bem de vida e não conseguir ter boa consciência diante de Deus. Volto a dizer que isso só vale para quem tem critérios bíblicos para se enxergar diante de Deus e dos demais seres humanos.
É o que Jesus diz no versículo de Marcos. Não adianta ter muitos bens e riquezas, mesmo que tenha conseguido de forma correta, se seu jeito de viver não está em acordo com o que Jesus ensinou e mostrou com seu próprio jeito de viver. Quem quiser salvar sua própria vida garantindo-a com posses, bens, fama e ostentação, não a salvará para a verdadeira de vida ensinada por Jesus. Para nós, cristãos, é melhor ter pouco e boa consciência diante de Deus e das pessoas, do que ter muito e não viver segundo Jesus. Isso é perder a vida verdadeira, apesar de, aparentemente, ter uma vida regalada. Mas isso só vale para quem procura viver segundo os valores de Jesus. E isso está escasso em nosso tempo. Jesus sempre alertou que viver segundo Ele é ter a verdadeira alegria da vida. E isso é o mais importante. Pensemos nisso. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59893
REDE DE RECURSOS
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br