Das esperadas férias ao anseio pelo retorno das aulas!
Retomada do ano letivo sobre a bênção de Deus na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neith Aragon Motta, na cidade de São Borja.
Para muitas pessoas, as férias escolares significam um período de quase três meses onde nada acontece. Mas, é neste período que a escola busca novos projetos, sonhos e ideais. É com a escola vazia, por exemplo, que muitos dos espaços recebem o empenho da equipe pedagógica, funcionários e voluntários que dedicam tempo, amor e colocam em prática todas as propostas construídas de maneira conjunta para oferecer aos alunos, alunas e toda a ampla comunidade escolar, uma nova decoração, pequenas melhorias e investimentos em sua estrutura.
Além da apresentação estética e do aperfeiçoamento na estrutura física da escola, a gestão se ocupa em organizar o calendário escolar e preparar os diferentes materiais para a formação dos professores e professoras, com base na programação enviada pela secretaria de educação. As equipes recebem subsídios e são enviadas, presencialmente ou à distância, para elaborar seu planejamento e mapa acadêmico com aulas, conteúdos, avaliações, plano de desenvolvimento no ensino e aprendizagem, além de preverem atividades extras, como apresentações e reuniões com as famílias de cada aluno e aluna.
Cada professor e professora experimenta a ansiedade e gesta um sentimento de amor, pela espera para conhecer a nova turma, sua família e as boas demandas de ensino que serão construídas em conjunto. Talvez, este seja o detalhe mais esperado por toda a equipe pedagógica, a divisão das turmas; outra importante e difícil tarefa para a coordenação e direção pedagógica. Salas são organizadas, materiais divididos, últimas decorações entram nos espaços das salas e campus escolar, mesas colocadas em ordem, espaços limpos e a data da primeira reunião entre alunos, alunas, equipe escolar e famílias é agendada. A quadra escolar, como todo o campus da escola se enche de vida, com a presença das famílias e de todas as crianças que, regadas com sua energia, saudade e disposição pela vida, brincam e reencontram colegas, amigos, professores, professoras e toda a equipe escolar. Quantos abraços, alegrias e saudades são celebradas neste reencontro!
Essas foram algumas das ênfases apresentadas pela diretora, Professora Gislaine Denise Milbradt Kleinpaul, na abertura do ano letivo de 2020 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neith Aragon Motta, na cidade de São Borja – Rio Grande do Sul. Nós da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de São Borja, recebemos o convite para participar desta significativa reunião e encontro que marca a retomada do ano letivo da escola.
Celebramos, com a presença do Catequista Edir Spredemann, que conduziu uma mensagem bíblica com ênfase no compromisso conjunto na educação das crianças e famílias, expressando significativo valor aos profissionais da educação e rogando a Deus a bênção sobre toda a comunidade acadêmica, professores, professoras, toda a equipe escolar, crianças e todas as famílias que formam a Escola Municipal de Ensino Fundamental Neith Aragon Motta.
A grande alegria e mensagem que ficará guardada no coração das crianças e das famílias foi conduzido pela Banda Glin, jovens da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de São Borja, que celebraram vários cantos e em especial o momento de celebração, cantando com as famílias e crianças a música: “Eu preciso de você, você precisa de mim”, cantado e festejado com gestos, alegria e deixando a bonita mensagem da caminhada conjunta de comunhão, respeito, compromisso, partilha e fé.
Que Deus abençoe e guarde este novo ano letivo de todas as crianças na cidade de São Borja, nós da Paróquia Luterana de São Borja agradecemos a oportunidade de comunhão e celebração, guardaremos a todos em oração; Paz!