Odiar o mal

Senhas diárias

21/05/2020

O bem e o mal convivem lado a lado na vida do ser humano. Ele está, constantemente, alternando entre estes dois lados. Isso não significa que o ser humano deva manter sua vida neste vai e vem. Pelo contrário, somos exortados para palavra de Deus a fazer um esforço para deixar o mal de lado e optar pelo bem sempre. É o que o salmista diz em seu cântico: Você ama a Deus, então precisa detestar o mal, pois Deus é pelo bem e é o próprio bem. Somos exortados a fugir do mal e com isso não sermos instrumentos dele na convivência com as outras pessoas. Somos exortados a ter ódio do mal, como sinal de um esforço muito grande para não nos deixarmos conduzir por ele e fazer coisas que não agradam a Deus e prejudicam nosso semelhante. O amor a Deus deve ser motivo suficiente para esse esforço por viver no bem.
Paulo dá um exemplo de como fugir do mal e viver no bem. Ele exorta a que os efésios imitem a Jesus, o cabeça da Igreja, pois assim fazendo viverão conforme a vontade do próprio Jesus. Uma das virtudes a serem cultivadas é a verdade em amor. A verdade é fundamental, pois reflete a presença de Jesus na caminhada de vida. Porém, ela deve ser praticada com o espírito do amor. Devemos ter o cuidado para que ela seja um instrumento de construção de vidas e motivação para que o bem seja o principal objetivo. Cristo Jesus é nosso exemplo e nossa motivação maior. Ela nos mostra como viver e como agir em favor da verdade. Seja verdadeiro, mas com amor às pessoas que convivem com você.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56742
REDE DE RECURSOS
+
Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br