Obedecer em gratidão a Deus

Senhas diárias

12/03/2020

O autor do salmo 119 o compôs em torno da lei e dos mandamentos de Deus. Ele queria valorizar e mostrar o quanto são fundamentais na vida de uma pessoa israelita. Não há com viver em paz com o Senhor se os mandamentos não forem seguidos. Ao mesmo tempo, ele quer mostrar o quanto faz bem para a vida o fato de obedecer as leis, vivendo elas. Ele chama a atenção do Senhor para o fato de estar se esmerando para fazer a vontade do Senhor segundo seus mandamentos. Busca pela misericórdia e pela graça de Deus, em meio a algum sofrimento, mostrando sua fidelidade a Ele. Ele exalta a vontade do Senhor como o único e correto caminho a ser trilhado. Nisso também está a alegria da vida, pois o Senhor dá atenção especial para os que o reverenciam e têm como Deus, crê o salmista. Ele é um típico israelita que clama pelo cuidado de Deus. Por estar seguindo os mandamentos, e confiando na misericórdia do Senhor, se coloca sob a mão de Deus. Sabemos que Jesus nos ensina que o Pai é bondoso ao ponto de assumir nosso pecado e não precisarmos mais agradar a Deus para ter sobre nós a sua graça e a sua misericórdia. Elas já nos foram dadas e se tornaram realidade em nosso viver. Agora, cumprimos os mandamentos e as leis de Deus, especialmente a lei do amor a Ele e ao próximo, porque nos sabemos salvos em Jesus. Nossa fidelidade nos faz cumprir a vontade do Senhor para responder a tão grande amor demonstrado e por tão grande salvação dada. A realidade da graça de Deus se estabelece definitivamente em Jesus, o Senhor. Não precisamos mais agradar a Deus para que Ele olhe com bondade sobre nós. Felipe tem um encontro com o eunuco e o faz entender a palavra de Deus, através do profeta Isaías, e certamente isso fez deste funcionário da rainha etíope, mais um discípulos de Jesus. Através dele seu país conheceu a verdade do evangelho, que é o amor incomparável de Deus por nós. Mesmo que conheçamos pouco da palavra de Deus, podemos anunciar a Jesus com nosso falar e nosso agir e assim mostrar que Deus nos ama e quer nos conduzir por bons caminhos, pelos seus caminhos de paz e bem.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 55392
REDE DE RECURSOS
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br